Skip to content

Curso de Fundamentos em Mindfulness on-line começa em março

Direcionado a profissionais que buscam aplicar esta técnica de meditação em suas abordagens, capacitação terá dez meses de duração em formato de aulas online semanais

O LONDRINENSE com assessoria

A mindfulness é uma técnica de meditação milenar, que foi estruturada e adaptada em programas terapêuticos por vários pesquisadores ocidentais, sem cunho religioso. Para quem busca iniciar sua jornada meditativa e se profissionalizar, tornando-se instrutor, em março começa uma nova turma do curso Fundamentos em Mindfulness.

A capacitação tem sido ministrada há 7 anos e é certificada pelo Instituto de Psiquiatria (IPq) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). O curso tem duração de dez meses, com aulas on-line ao vivo pela plataforma Zoom todas as terças-feiras, das 8h30 às 10h. Katya Stübing é a idealizadora e principal ministrante, com professores convidados durante o período de aprofundamento teórico do curso.

Todo o programa é apoiado no método “Treinamento em 8 Sessões de Mindfulness” (T8SM©), desenvolvido por Katya, e que vem sendo aplicado e aprimorado desde 2012. “No entanto, a proposta desta capacitação é livre de protocolos, com a intenção de formar instrutores que saibam aplicar mindfulness em diferentes contextos”, explica a instrutora.

O maior expoente desse movimento é o biólogo norte-americano Jon Kabat-Zinn, que criou o primeiro programa para redução de dor crônica por meio da meditação (MBSR). Depois dele, outros pesquisadores desenvolveram protocolos voltados para auxiliar no tratamento de diversas condições de saúde mental e física, com maior evidência científica para sintomas de ansiedade e depressão. A mindfulness hoje é uma opção terapêutica reconhecida e é recomendada por médicos em vários paises, sendo que na Inglaterra já aparece como opção de tratamento em sistemas públicos de saúde.

O público-alvo deste curso são profissionais que trabalham com pessoas em grupo ou atendimentos individuais e que desejam incluir mindfulness em sua abordagem. Os alunos deverão ter curso superior ou, caso contrário, precisarão passar por entrevista prévia. Além disso, conhecimentos medianos em inglês são importantes para leitura de materiais de apoio.

O curso é estruturado em três módulos: 1) desenvolvimento da prática pessoal; 2) aprofundamento teórico em temas como modelo cognitivo, neurociência, espiritualidade e saúde, ética e filosofia da mente, participação de professores convidados; e 3) desenvolvimento de práticas, aplicação e supervisão.

Para mais informações, basta enviar e-mail para contato@nucleosaberser.com ou pelo whatsapp (11) 96631 4834.

Foto: Katya Stübing/Divulgação

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.