Skip to content

Os condomínios sustentáveis e a sua importância para 1 vida melhor no planeta

Por Claudenil Custodio

Não faltam cases de sucesso quando o assunto é condomínios sustentáveis no mundo.

Reduzir o consumo ou melhorar a qualidade do uso de recursos naturais, além de reciclar lixo, reduzir ou eliminar os desperdícios e outras práticas como utilizar água da chuva para lavar áreas comuns e regar jardins, são alguns exemplos corriqueiros e cada dia mais comuns, que estão fazendo a diferença na vida e no bolso de pessoas que vivem em condomínios ao redor do mundo.

Este conceito (sustentabilidade) é muito mais amplo do que parece. Quando falamos em eficiência energética, por exemplo, a primeira imagem que nos vem à cabeça é a questão da energia fotovoltaica, no entanto, podemos aplicar o conceito de eficiência energética não só à geração de energia limpa e mais barata, mas à economia que pode ser gerada através de sistemas eficientes de redução de consumo,

Entre as alternativas estão a iluminação através de lâmpadas de LED, isolamento térmico adequado, substituição de equipamentos velhos por outros mais modernos e de baixo consumo de energia.

Outras características como coleta seletiva de lixo, além de promover um impacto ambiental importante, pode trazer uma nova fonte de recursos aos condomínios, através da venda de latinhas, tampinhas e papeis, por exemplo.

Educação ambiental para mudar comportamentos nocivos ao meio ambiente e à sociedade

Mas a adoção de práticas sustentáveis pouco ou nada valem se não estiverem devidamente alinhados à educação ambiental, portanto, para o sucesso dessa ação é necessário primeiro  trabalhar o ser humano, através de treinamentos, cursos e palestras a fim de promover a mudança de comportamentos nocivos para o meio ambiente e para a sociedade. Não só funcionários, mas também os condôminos precisam estar comprometidos com o programa.

Enfim, dá para fazer muita coisa e o interessante é que, além de trazer ganhos para o meio ambiente e para o planeta, essa prática pode trazer ganhos financeiros para o próprio condomínio e consequentemente para os condôminos/moradores.

Boa semana!

Claudenil Custodio

Formado em Ciências Contábeis pela UEL, com especialização em Auditoria e Contabilidade Geral e em Contabilidade Gerencial e Societária, também pela UEL. Diretor da empresa Inadcon Contabilidade e Assessoria Condominial S/S Ltda. Contato: (43) 3329-5750  –  (43) 9 9996-0080. Me siga nas redes sociais www.grupoinovantes.com.br @inadconlondrina

Leia todas as colunas Condomínios

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.