As finanças condominiais e o síndico

financial-independent-woman-buying-new-house

Por Claudenil Custodio

Recentemente, nesta mesma coluna, escrevemos artigo com o título “A responsabilidade do síndico”. Pois hoje, falando ainda sobre a responsabilidade deste profissional, abordarei o tema “Finanças”, tema delicado e muito sério que nos remete a uma ou algumas reflexões.

Recentemente também tivemos notícias de que empresa administradora é acusada de causar rombo de R$ 30 milhões em 40 condomínios em São Paulo.

Neste contexto, a  pergunta de um milhão é: Qual a responsabilidade do síndico em relação as finanças do condomínio?

Já sabemos que o síndico assume responsabilidade civil e criminal perante a função que exerce no condomínio. Sabemos também que ele representa o condomínio ativa e passivamente, em juízo ou fora dele, então temos por um lado, a “responsabilidade” e por outro a “representação ou autorização para representar”, ou seja, ele “pode fazer”, mas terá que “prestar contas”. É mais ou menos assim.

Quando falamos em finanças, o tema nos leva ainda a outras reflexões:

1) O valor da quota condominial mensal, que é reflexo direto da boa ou má administração do síndico;

2) A movimentação das contas bancárias, incluindo aqui o famigerado “Fundo de Reserva”, estando ele autorizado a utilizar estes recursos dentro de certas regras, porém, obedecer essas regras nos abre outras reflexões que prefiro abordar em outro momento, pois o tema é extenso.

Para concluir nosso bate-papo de hoje, a boa administração das finanças do condomínio está diretamente relacionada com a qualidade profissional do síndico, seja ele um síndico morador ou um síndico profissional. E a qualidade profissional do síndico vai refletir também em vários outros aspectos da vida cotidiana condominial, seja na convivência e na harmonia de todos, seja no cuidado da zeladoria e manutenções, seja na segurança, seja nos aspectos legais, etc.

Os moradores e o Conselho Fiscal podem e devem acompanhar e cobrar o trabalho do síndico de forma proativa e corriqueira, pois ele, inclusive, é pago para fazer um bom trabalho. Não adianta muito ficar só olhando para reclamar na próxima assembleia!

Como sempre vale aquela velha máxima: “o olho do dono é que engorda o gado”.

Boa semana!

Claudenil Custodio

Formado em Ciências Contábeis pela UEL, com especialização em Auditoria e Contabilidade Geral e em Contabilidade Gerencial e Societária, também pela UEL. Diretor da empresa Inadcon Contabilidade e Assessoria Condominial S/S Ltda. Contato: (43) 3329-5750  –  (43) 9 9996-0080. Me siga nas redes sociais: www.grupoinovantes.com.br , @inadconlondrina

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

Opinião

Vaticano: o perigo do retorno ao conservadorismo

Há um risco real de retrocesso na Igreja Católica com a sucessão do Papa Francisco, que foi um líder progressista, defensor dos pobres e inclusivo com os LGBTQ+, o que gerou forte oposição do conservadorismo mundial. Agora, com a possibilidade de eleição de um Papa conservador, teme-se a reversão dessas conquistas.

Leia Mais
plugins premium WordPress