Skip to content

Chocolate faz mal pra cachorro!

Mesmo que seu animal pareça implorar, lembre-se que chocolate pode matá-lo!

Fabio Bomfim da Silva
Equipe O LONDRINENSE

O próximo domingo já é Páscoa e com ela a alegria da comemoração religiosa e a troca de chocolates entre as pessoas queridas começa a aumentar. E é claro que nos momentos de celebração, nossos pets são responsáveis por momentos de grandes alegrias.
É muito comum que, durante a festa, as pessoas se distraiam e deixem ao alcance dos animais a guloseima tão desejada, o chocolate. E é aí que começa o perigo.

As substâncias cafeína e teobromina, presentes no cacau, não são metabolizadas pelos bichinhos. Dentre os principais efeitos, podem ocorrer intoxicação, distúrbios gastrointestinais, arritmias cardíacas e, nos casos mais graves, até a morte. Os sinais de intoxicação geralmente ocorrem entre 6 e 12 horas após a ingestão e dependem muito do tipo e a quantidade ingerida.

Os chocolates mais escuros e amargos são os mais perigosos por conterem alto índice de teobromina. É preciso evitar até um pedacinho que seja. A substância tóxica permanece por até seis dias no organismo dos bichinhos, que podem passar mal no decorrer dos dias. O risco é maior entre pets de pequeno porte, filhotes e idosos. A melhor forma de evitar esse contratempo é a prevenção. Oriente seus filhos e visitas para não deixarem o doce ao alcance dos animais. Se você não quer deixar o seu pet sem um mimo, há no mercado chocolates específicos sem cacau e açúcar. Em caso de intoxicação, procure imediatamente um veterinário.

Imagens: VisualHunt

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.