Skip to content

Plano de Negócio: transforme sua ideia em uma empresa de sucesso

Por Simone Kida

Olá, querido leitor! Hoje resolvi falar sobre plano de negócio porque tenho visto muitas pessoas com vontade de ser donas do seu próprio negócio, mas não tem conhecimento algum sobre finanças e gestão em si.

A falta desse conhecimento faz com que, no decorrer dos negócios, muitas decisões acabem gerando custos desnecessários e que pesam o empreendimento que poderia ser próspero.

É claro que existem atividades que têm uma lucratividade baixa e que só compensam quando vem em grande quantidade. Outras têm lucratividade boa, mas estão com uma carga tributária errada para a atividade ou com despesas financeiras altas.

LEIA TAMBÉM

O plano de negócio é um apanhado de informações e cálculos necessários para que a decisão de viabilidade, ou não, seja conhecida antes da abertura da empresa.

Tais informações se referem a concorrentes, localização, objetivos e ideais do gestor para aquele empreendimento, análise de riscos, tabela de compras, cálculo de margem, carga tributária, custos de mão de obra, projeção de vendas, entre outras informações muito importantes.

As vantagens de elaborar um plano de negócio são:

1 – Entender exatamente como é o seu negócio;

2 – Definir limites de investimentos;

3 – Conhecer um pouco mais sobre o mercado em que o negócio será inserido;

4 – Entender a viabilidade dele.

Plano de negócios mudou planejamentos

Vou dar dois exemplos aqui sobre decisões alteradas após resultados do plano de negócio:

Situação 1: Uma dentista me procurou para fazer um plano de negócio, porque ele queria abrir uma loja de sapatinhos e acessórios de bebês. Fizemos todos os levantamentos, cálculos e análises e verificamos que, na cidade que ela pensava em abrir sua loja, não seria bom devido ao alto custos fixo que as tabelas mostraram. Então, ela decidiu abrir em outra cidade com uma estrutura menor para alcançar um percentual de lucros melhor já que quem iria tocar o negócio seria a filha.

Situação 2: Uma moça que trabalha com alimentação fitness – que inclui desde comida fresca até a congelada, tortas e doces para crianças diabéticas, residia em uma cidade de 39 mil habitantes. Após levantamentos, tabelas e análises, verificamos que ela teria que aumentar a produção e vendas em 60% para atingir o ponto de equilíbrio e que, com um cardápio extenso e em uma cidade inferior a 150 mil habitantes, com poder aquisitivo médio, o negócio não seria viável. Então a decisão foi optar por congelados e a mudança da gestora para a cidade de Balneário Camboriú.

O que tentei mostrar aqui é que, com informações, conseguimos evitar perda de tempo e dinheiro, por isso o plano de negócio é definido como um documento onde todas as informações importantes e pertinentes a uma empresa devem estar reunidas, pois, para iniciar ou modificar rumos de um empreendimento, ele define partes na gestão de processos futuros.

Vale a pena comentar aqui que, mesmo com todas essas informações, o gestor vai precisar de muita disciplina para implantar o plano de negócio e manter os controles fundamentais na empresa.

Mas uma observação tenho que fazer: quando uma empresa é entregue e consagrada ao Senhor e quando, além disso, os gestores têm informações e dados, é muito difícil não dar certo porque durante essa caminhada, se necessário, processos e ajustes são feitos para que ela permaneça no mercado.

E, se tiver dúvidas e quiser mandá-las para que eu responda aqui, encaminhe um e-mail para simonekida@hotmail.com

Simone Domingues Kida

Formada em Ciências Contábeis, Pós-graduada em Auditoria e Gestão Empresarial, instrutora de cursos e treinamentos, palestrante, escritora, professora universitária por 17 anos e consultora financeira por mais de 23 anos. Siga meu Instagram @simone.kida ou acesse meu site: www.simonekida.com

Acesse todas as colunas de Gestão Empresarial

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.