ABC do Tráfego Pago

o-cara-do-trafego

Por Rodrigo Xavier

Quando marketeiro começa a falar, sai de baixo que lá vem uma sopa de letrinha e um enxurrada de termos em inglês, é CTR, CPC , CAC, ADS, Budget, Branding e por aí vai… mas você não é obrigado a saber tudo, não é? Por isso, preparamos um ABC do Tráfego Pago para você. Se gostar muito, nas próximas semanas, concluo o alfabeto inteiro para você. Então já curte, comenta, compartilha com um amigo ou amiga.

LEIA TAMBÉM

https://olondrinense.com.br/plano-de-negocio-transforme-sua-ideia-em-uma-empresa-de-sucesso/

O “tráfego”, dentro do marketing digital, refere-se à navegação de potenciais clientes em seu site institucional, eCommerce ou landing page. A partir do momento que é investido um valor em anúncios, ele se torna o “tráfego pago”. Dessa forma, ele se diferencia do “tráfego orgânico”, que vem daquelas mídias não-patrocinadas — como posts nas redes sociais e resultados orgânicos da busca.

Dessa forma, o tráfego pago nada mais é do que o fluxo de usuários que acessaram o seu domínio e tiveram como origem (fonte de tráfego) um anúncio pago e, ao clicar nesse anúncio, tiveram algum contato com a sua marca, produto ou serviço. Mas você conhece as nomenclaturas e siglas inseridas nesse meio? Continue lendo esse artigo para saber mais:

A

Alcance (Impressões)

Define-se como alcance o número de usuários que visualizaram uma publicação on-line. O alcance pode ser desde orgânico, quando não é impulsionado via promoção de post, ou, ao contrário, pago – através de campanhas por anúncios.

Algoritmo

Utilizado para definir qual tipo de conteúdo será entregue aos usuários das redes sociais.  Eles facilitam a automatização por meio de um conjunto de regras capazes de solucionar diferentes questões. Simplificando, é semelhante a uma receita de bolo, onde através da sequência de instruções, a máquina realize tarefas para nós.

Analytics

De modo geral, é a informação que resulta da análise de dados ou estatísticas de um site, plataforma, e-mail marketing, testes, entre outros. Pode se referir ao Google Analytics, ferramenta de análise de estatísticas do Google, ou a outras ferramentas similares.

B

Base de visitantes

Número de visitantes únicos por dia regulares em um site, ou seja, uma média de visitas diárias recebidas.

Bounce

É uma métrica capaz de medir o índice de rejeição no recebimento em e-mails. Indica o número de leads que desistem da execução de uma determinada ação de marketing. O Bounce pode ser de dois tipos: Soft bounce = Ocorre quando o usuário não recebe o e-mail devido a fatores como servidor fora do ar ou falta de espaço em sua caixa de entrada; Hard bounce = Quando o endereço está inativo e já não pode mais receber e-mails.

Bounce Rate

Métrica de taxa de usuários que acessam determinado site, mas que saem rapidamente, sem explorar o conteúdo. Uma taxa baixa de Bounce Rate sinaliza ao Google que o conteúdo publicado não é de boa qualidade.

C

CAC (Custo de Aquisição de Cliente)

Métrica que permite que as empresas saibam o quanto estão gastando para conquistar cada cliente novo. Conhecendo esse número é possível criar ou adaptar orçamentos e estratégias de marketing.

Conteúdo pago

São conteúdos publicados pelas empresas por meio de qualquer mídia paga, como anúncios no Facebook (incluindo impulsionamentos de posts), banners em sites, Google Adwords, anúncios no Instagram ou Twitter, entre outros.

Conversão

Realizar a ação que a empresa deseja que o usuário realize. Exemplos: preencher um formulário, realizar uma compra, assinar um teste, etc.

Cookies

São arquivos simples inseridos no navegador do usuário quando ele visita um site. Esse arquivo tem informações básicas como IP, preferência de idioma, etc. Assim, em visitas futuras o site é possível identificar esse visitante e suas preferências.

CPC (Custo por Clique)

Método de cobrança de anúncios no qual o valor a ser pago depende do número de cliques realizados. É utilizado, por exemplo, pelo Google Adwords e Facebook Ads.

CPA (Custo por Aquisição)

Outro método de cobrança de anúncios, porém calculado com base nas conversões realizadas (por exemplo, número de vendas).

CRO (Conversion Rate Optimization)

É a otimização de taxa de conversão, um conjunto de estratégias que visa aumentar o percentual de conversões no website (como por exemplo, vendas ou leads gerados).

CTA (Call-To-Action)

É uma chamada para ação, ou seja, uma ordem que incentiva o usuário a tomar uma determinada medida, como clicar em um link, baixar um material ou fazer a inscrição para um evento.

CTR (Click Through Rate)

Refere-se à porcentagem da audiência que visualizou sua mensagem e clicou no link disponibilizado, sendo redirecionada à sua página da web.

Você quer se aprofundar mais no tráfego pago? Continue lendo nossos artigos! Entraremos toda terça-feira com O Cara do Tráfego.  

Mande suas dúvidas pro rodrigo@megalu.com.br

Rodrigo Xavier

Consultor de Marketing Digital, especialista em marketing, professor de Tráfego Pago e sócio da Megalu Comunicação. Instagram @rodrigo.megalu

Leia todas as colunas do O Cara do Tráfego

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

plugins premium WordPress