Skip to content

Mais 5 dicas para organizar sua vida e negócios

Por Simone Kida

Olá, leitores. Na coluna passada, eu dei 5 Dicas de Organização Financeira, que fazem parte do novo livro que estou lançando em coautoria com mais 31 autores e especialistas da área financeira, chamado “Evolução Financeira – 32 chaves para a sua inteligência financeira”. Nesta semana, vou publicar mais algumas dicas complementares para que você saiba como organizar sua vida e negócios. Preste atenção e tente colocá-las em prática.

LEIA TAMBÉM

1.Tenha uma reserva para emergências

Eu sempre oriento meus clientes a reservar 1/12 avos de décimo terceiro por exemplo, desde janeiro de cada ano, de modo que, em dezembro, a empresa já tenha valor integral guardado. Isso vale para viagens na vida pessoal, para reserva de capital de giro normal e até mesmo reserva para emergências. Aí você pode me perguntar: “Mas, Simone, do jeito que está difícil vender para pagar fornecedores, imagina fazer reservas?”. Eu respondo: Isso é um hábito que deve vir desde o início do negócio e não iniciar em uma época difícil. Até mesmo não deve iniciar se a empresa estiver endividada porque não seria recomendável fazer reserva e pagar juros de limite, claro

2. Investir em conhecimento

Por exemplo, hoje você está lendo essa coluna, não é mesmo? Quem indicou o jornal para você? Quem compra seus livros? Quem paga seus cursos de aperfeiçoamento ao longo de sua carreira? Pense bem: se não investirmos em nós mesmos, ninguém mais irá investir.

3. Tente melhorar seu score

Pague suas contas em dia, pois isso mantem seu score verde. Se quiser melhorar, pague uns dias antes e, aí, você verá que, quando precisar de algum recurso financeiro, terá crédito com juros melhores do que aqueles que não pensam nisso!

4. Estude sobre o mercado financeiro

Saiba mais sobre aplicações de longo prazo alinhados com seus sonhos e objetivos de vida, mas não fique na tradicional poupança, pois o dinheiro perde valor na linha do tempo!

5. Leia a Bíblia!

LEIA TAMBÉM

Sério mesmo, pessoal. A Bíblia tem conselhos milenares e, muitas vezes, as pessoas procuram livros de autoajuda sem consultar nosso manual da vida! Não quero dizer que esses livros não funcionem, não é isso, mas primeiro a Bíblia. Talvez você nem precise comprar outros livros. Eu tenho testemunhos sobre vida e finanças que estou projetando contar, um dia, preparado por Deus, e espero que você, querido leitor, esteja lá para escutar pois são sobrenaturais e reais ao mesmo tempo!

Observo que pessoas físicas e jurídicas tem momentos bons e ruins – todos passam por isso. A estratégia é estar preparado.

Tenho um cliente que está ativo na área comercial de revenda de sapatos, bolsas, malas e meias, com três unidades, há 43 anos! Se você o entrevistar, vai escutar dele que já passou por vários momentos econômicos, troca de moedas, falecimento da esposa que administrava os negócios, filhos pequenos na época do falecimento, enfim passou por momentos muito desafiadores. O que aprendi com ele? Ele sempre tinha um plano, uma anotação no bolso da camisa, um novo projeto paralelo com as lojas e Deus como pai e líder.

Portanto, meus queridos leitores, estamos vivendo um momento desafiador também. E você, como está?

Simone Domingues Kida

Formada em Ciências Contábeis, Pós-graduada em Auditoria e Gestão Empresarial, instrutora de cursos e treinamentos, palestrante, escritora, professora universitária por 17 anos e consultora financeira por mais de 23 anos. Siga meu Instagram @simone.kida ou acesse meu site: www.simonekida.com

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.