Por Simone Kida
Muito se fala em gestão financeira não é mesmo? Gestão financeira não envolve somente o setor financeiro de uma empresa. É necessário estruturar as informações diárias, controles, formas de pagamento, formas de recebimento, analisando a estrutura de cada negócio, analisando perfis das pessoas que compõem a equipe e suas funções, comunicação da liderança com a equipe, entre outras coisas.
Há 23 anos, ajudo várias empresas – de todos os tamanhos – a estruturar suas atividades, implantando controles e rotinas diárias para melhorar e filtrar as informações que chegam no setor administrativo-financeiro.
A importância dessas informações é que o gestor só deve tomar decisões baseado em relatórios financeiros e econômicos corretos para que não sofra com falta de capital de giro próprio para tocar suas atividades.
Durante minha caminhada, percebi vários tipos de perfis de gestores e que alguns não querem mudar a forma de fazer as coisas. Essa falta de flexibilidade, durante a gestão empresarial, acarretou sérios danos aos negócios. Esse perfil de gestor quer encontrar culpados, mas não aceita soluções que à princípio vão doer, mas vão resolver.
O que devemos fazer é aprender sempre, mudar se necessário e investir com sabedoria.
Nossa economia é instável e as pessoas estão se sentindo cansadas e, por vezes, sem direção. Quanto mais a comunicação for direta e quanto maior e seguro seus controles, melhor será sua gestão, acredite.
Conforme for escrevendo aqui, nesta coluna, vou avançando em alguns exemplos de boa e má gestão e, consequentemente, apresentando alguns indicativos que podem ajudar a sua empresa. Com minha experiência profissional, posso dar conselhos dicas, baseados na vivência que tive com algumas empresas que, de um negócio deficitário, cresceram e geraram outros, graças a visão financeira resultante desses controles e mudanças.
Simone Domingues Kida


Formada em Ciências Contábeis, Pós-graduada em Auditoria e Gestão Empresarial, instrutora de cursos e treinamentos, palestrante, escritora, professora universitária por 17 anos e consultora financeira há 23 anos. Siga meu Instagram @simone.kida e acesse meu blog