A abobrinha é um vegetal multiuso e cheia de benefícios para a saúde
Telma Elorza
O LONDRINENSE
Eu publiquei aqui, nesta coluna, algumas receitas com berinjela e fez muito sucesso. Agora, vou falar de outro vegetal que eu adoro: a abobrinha (ou zucchini, se quiser ser mais chique, kkk). Ela é ótima crua, refogada, assada, enfim, são milhares de receitas maravilhosas com o legume. E faz muito bem à saúde.
Ela é a amiga da dieta, porque tem baixo teor de sódio, reduzindo a retenção de água; é rica em antioxidantes, que combatem os radicais livres que prejudicam células saudáveis, gerando doenças como câncer e envelhecimento precoce da pele (para este benefício, é indicado consumir o alimento inteiro, ou seja, aproveitar a polpa, a casca e as sementes); tem ômega 3; contém fibras e uma grande concentração de vitamina C, entre outros benefícios. Ou seja: tem que ser aproveitada numa alimentação saudável. Além do que, até apenas refogadinha com azeite, temperos e ervas, é deliciosa.
Então eu separei cinco receitas com a abobrinha para você experimentar. Faço todas em casa, e mais algumas
Carpaccio de abobrinha
Essa receita eu conheci através da minha amiga e cozinheira maravilhosa, a fotógrafa Elvira Alegre. Meu, pensa numa coisa gostosa demais! Daquelas que você começa a comer e não para. E fácil de fazer. Fatie uma abobrinha inteira (lave muito bem antes), em fatias bem finas. Passe as fatias na água quente (apenas passe, mesmo, pela água quente, uns 10 segundos) e deixe escorrer. Passe por uma água fria e escorra novamente. Seque as fatias com uma toalha de papel e coloque sobre uma travessa. Prepare um molho num pote com tampa: azeite, limão, mel, mostarda e molho inglês. Chacoalhe bem. Jogue sobre as abobrinhas e decore com cebolinha. Pode por até algumas alcaparras ou nozes, à sua escolha.

Lasanha de abobrinha
Essa é super fácil e não tem segredo: apenas substitua a massa tradicional da lasanha por fatias compridas de abobrinha. A única coisa que precisa fazer é passar as fatias em azeite na frigideira. Depois monte como uma lasanha normal, com seus recheios e molhos à gosto.
Rolinhos de abobrinha
Essa receita é parecida com uma que apresentei na coluna sobre berinjelas, mas com um toque a mais. Corte uma abobrinha em fatias finas (no comprimento), seque com um papel toalha e tempere com um tico de sal e pimenta do reino. Corte cenoura, pimentão vermelho ou pepino em tiras estilo julienne. Misture e amasse bem ricota com requeijão e manjericão fresco picadinho; tempere com sal, pimenta do reino e azeite. Estique as fatias de abobrinha e, numa das pontas (sugiro a mais larga), coloque as tiras dos outros vegetais, mas uma colher da mistura de ricota. Enrole bem e pronto. Uma delícia para lanchinhos leves, como aperitivos ou até entradas.

Abobrinha com queijo
Esta é uma variação da abobrinha refogada simplisinha. Eu adoro queijo e adoro abobrinha. Juntar os dois, então, é a perfeição. Refogue uma abobrinha com um pouco de azeite, sal, pimenta do reino e ervas da sua preferência. Quando estiver macia, mas firme, passe para uma forma e espalhe lascas de parmesão, muçarela e qualquer outro queijo que tenha na geladeira (vale até requeijão). Leve ao forno até derreter e gratinar o queijo. Pronto.