Por Renata Vasconcelos
“A dúvida que não quer se calar!”
Diariamente recebo esta pergunta de pessoas insatisfeitas com seu corpo ou rosto, temerosas em colocar suas esperanças em um tratamento, e ter como consequência uma frustração.
E sabem qual a minha resposta?
Tratamento estético resolve SIM!
E o primeiro passo para o sucesso de um tratamento é o diagnóstico.
É ele quem guia toda a conduta dali em diante, do profissional e do paciente. Por isso, é importantíssimo que o profissional tenha condições de realizar um diagnóstico preciso.
Mais como saber se o profissional está apto para uma boa diagnóstico?
Para isso é necessário avaliar três pilares: conhecimento; técnica e equipamentos adequados.
Os três estão interligados de uma forma tão íntima, que vou explicar todos de uma vez:
Um tratamento assertivo, para quaisquer que sejam as queixas estéticas, necessita de bons equipamentos, utilizados sempre com a técnica adequada. E para a escolha do melhor equipamento e da melhor técnica, melhores parâmetros, tempo de aplicação e todas as suas indicações e contraindicações, é necessário o conhecimento.
É esse conhecimento que norteia o tratamento e todas as condutas necessárias.
E se for necessário eleger o pilar mais importante, qual seria?
O conhecimento, sem dúvida!
O segundo passo é o sincero acordo entre ambas as partes. Tratando-se de tratamentos estéticos, o trabalho realizado na clínica é tão importante quanto os cuidados necessários pelo paciente em casa. Porém, para que o acordo dado seja cumprido, precisamos que o terceiro passo aconteça.

Então vamos a ele: um relacionamento profissional x paciente precisa ser de grande conexão, é importante que o paciente sinta-se acolhido, respeitado com suas queixas e, claro, que sinta-se seguro aos cuidados daquele especialista.
Quando estes tripés são seguidos e prezados, a relação do paciente consigo mesmo será de muita realização, visto que o resultado do tratamento será um grande presente ofertado por um especialista comprometido em entregar seu melhor ao que se propõe a fazer em seu ramo profissional.
Termino minha reflexão desta semana com uma breve colocação: Permita-se dizer adeus ao que lhe deixa com uma baixa estima. Tratamentos estéticos resolvem Sim.
Sigas as minhas orientações acima na busca de um especialista e seja muito feliz em sua nova versão.
Renata Aparecida Vasconcelos


Empresária, Esteticista e Biomédica Esteta. Especialista em Acupuntura e Estética Facial e Corporal. Autoridade em Ciências da Estética. Professora em alguns cursos de especialização na área de estética. Me siga nas redes sociais @clinicaresultestetica
@renataaparecidavasconcelos
Foto: Freepik