Com um trânsito mais saudável, todos ganham!

People and city faces concept. A positive bearded man driving his car through the city while watching the road.  Living every day simple moments

Por Fábio Luporini

Já faz alguns anos que digo para muitas pessoas, principalmente, as que são de fora ou, de modo especial, de São Paulo, que, em Londrina, com qualquer 15 minutos você está em qualquer lugar da cidade, inclusive nos horários de pico. Não deixa de ser uma realidade ainda hoje, embora o trânsito tenha sido turbinado nos últimos anos. Entretanto, prefiro dizer, atualmente, que é melhor termos um ambiente seguro para pedestres e motoristas que concorrer com o relógio e correr contra o tempo.

Digo isso porque, num trajeto de cinco minutos que faço à pé de casa à cafeteria, dia desses, fui surpreendido por dois tipos de motoristas educados. E me fez ver o quão importante também é sê-lo, além de querer replicar esse comportamento trânsito afora. Não que eu não seja ou não faça. Quando estou ao volante, procuro ser o melhor motorista possível para o pedestre, evitando acelerar quando vejo um atravessando a rua ou parando nas faixas destinadas a eles, quando possível.

Um desses motoristas fez questão de, ao sair com o carro de uma garagem com guia rebaixada, dar ré para que eu pudesse transitar na calçada. O contrário seria o mais comum: o veículo avançar e o pedestre esperar. Já estamos acostumados. Entretanto, ele fez questão da gentileza. Logo em seguida, ao atravessar a rua, um motociclista, do outro lado da via, fez sinal para que eu atravessasse, mesmo o trânsito estando tranquilo e sem dificuldades de fazê-lo. O que conta, aqui, é o gesto de gentileza, que poderia e deveria se tornar um hábito.

Se Londrina tivesse um trânsito mais educado e respeitoso, a cidade toda ganharia. Não vou nem dizer sobre a queda no número de mortes de pedestres, motociclistas e motoristas, além dos passageiros. Isso é óbvio e mais que necessário. Mas, também, ganharia o turismo, a circulação de pessoas, o comércio. Enfim, os benefícios são incontáveis. O importante é que cada um faça sua parte! E você, já fez a sua parte hoje para um trânsito mais saudável?

Fábio Luporini

Sou jornalista formado pela  Universidade Norte do Paraná e sociólogo formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) . Fui repórter, editor e chefe de redação no extinto Jornal de Londrina (JL), atuei como produtor na RPC (afiliada da TV Globo), fundei o também extinto Portal Duo e trabalho como assessor de imprensa e professor de Filosofia, Sociologia, História, Redação e Geopolítica, em Londrina.

Foto: Freepik

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

plugins premium WordPress