Alunos do projeto “Orquestrando o Futuro” se apresentam no Ouro Verde

ftFabioAlcover_Orquestrando_5427

Mais de 1.200 alunos de instituições municipais de Londrina sobem ao palco para revelar o que aprenderam nas oficinas durante o ano de 2024

O LONDRINENSE com assessoria

Alunos da rede municipal de ensino de Londrina que participam do “Orquestrando o Futuro”, projeto de musicalização do Programa VENCER da Secretaria Municipal de Educação, participam nesta quinta (21) e sexta-feira (22), no Teatro Ouro Verde, do concerto de encerramento do ano letivo. O evento é gratuito e os convites foram distribuídos para as escolas.

O projeto “Orquestrando o Futuro” atende atualmente 23 unidades escolares, contemplando mais de 1.200 alunos, oferecendo oficinas de musicalização em grupo para os CMEIS e de musicalização com instrumentos de cordas para estudantes do ensino fundamental das Escolas Municipais. As aulas acontecem duas vezes por semana, 1 hora por aula, e são gratuitas.

As aulas de introdução à prática orquestral são ofertadas para alunos na faixa etária entre oito e onze anos, explorando o ensino coletivo e os instrumentos de cordas. São realizadas práticas em grupos, utilizando obras do tradicional folclore musical brasileiro e da música universal. Nos CMEIS, os professores trabalham com a percepção sonora e corporal, ritmo e outros atributos específicos para a idade atendida, que vai de 3 a 5 anos.

“Hoje atendemos 1.220 alunos da rede municipal, em 12 escolas e em 11 CMEIs”, explica Alexandre Segantin, coordenador do programa Vencer. “Os benefícios que o projeto de musicalização traz para a formação de uma criança, a música como ferramenta educacional e na construção do caráter deste futuro cidadão, são imensos, beneficiando o poder de concentração, a disciplina e a coordenação motora. Estar no palco diante de plateia, oportunizando o aluno em ser o protagonista da apresentação é algo que não tem preço.”

Novos instrumentos

Neste ano, os alunos das oficinas puderam contar com mais de 200 instrumentos de cordas para as práticas musicais, graças ao patrocínio da Itaipu Binacional. A Artis Colegium Associação Cultural, entidade responsável pela execução do projeto, foi contemplada e fez a compra dos instrumentos – violinos, violoncelos e contrabaixos.

Cada escola recebeu 20 violinos, oportunizando a cada criança ter o seu próprio instrumento. Os quase 800 alunos dos Centros Municipais de Educação também foram contemplados pela Secretaria Municipal de Educação, com instrumentos de percussão.

Projeto Orquestrando o Futuro faz apresentações de encerramento de ano letivo com alunos da rede municipal de ensino. As apresentações serão no Teatro Ouro Verde, na quinta (21) e sexta (22).
Fotos: Fábio Alcover

“Além da prática musical, da concentração e do trabalho em equipe, é muito importante os alunos vivenciarem também a experiência de estar no palco do Teatro Ouro Verde, apresentando o resultado do que aprenderam durante as oficinas para os professores, para seus pais e familiares”, conta Irina Ratcheva, coordenadora do projeto. “É a hora deles brilharem, de serem os protagonistas deste projeto lindo que é o Orquestrando o Futuro.”

Cantigas de roda

Os estudantes dos CMEIS vão se apresentar na quinta-feira (21) em três horários: 9h, 14h e 15h30. No repertório, as tradicionais cantigas de roda como “Marcha Soldado”, “Sapo Cururu”, “Cai Cai Balão” e também músicas infantis como “Meu Lanchinho”, “A Casinha da Vovó”, entre outras. Os alunos serão acompanhados pelas professoras Kelleagnes Marques, Beathriz Caetano, Letícia Marchioli e Miriam Souza, além do Quinteto de Cordas da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina.

Música dos povos

Para os alunos que participam das oficinas com instrumentos de cordas, foi montado um programa com temas clássicos da cultura popular de países como Itália, Japão, Rússia, Israel, Espanha, além de canções populares da música brasileira e de grandes sucessos mundiais como Queen e Beatles. Os concertos serão realizados às 20h, tanto na quinta (21), quanto na sexta-feira (22).

Os alunos estarão acompanhados pelos integrantes do Quinteto de Cordas da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, que também são professores do projeto: Bárbara Scarinci (violino), Múcio Lobato (violino), Natanael Fonseca (viola e violão), Jorge Silva (contrabaixo) e Vanderlei Oliveira (violoncelo) – além das professoras Kelleagnes Marques, Natalie Nietsche (violino), Débora de Paula (violino) e Miriam de Souza (viola).

“Chegou a hora dos alunos revelarem seus talentos, suas aptidões, e mostrar o que aprenderam durante todo o ano nas oficinas de musicalização”, comemora Natanael Fonseca, coordenador pedagógico do projeto. “É com grande orgulho que concluímos mais uma etapa com os alunos e o resultado poderá ser conferido pelos professores, diretores de escolas e também pelos familiares no palco do Ouro Verde”, diz.

O concerto de encerramento e a apresentação dos alunos do projeto “Orquestrando o Futuro” é uma realização do Programa Vencer, da Secretaria Municipal de Educação, e da Artis Colegium, instituição organizadora do Orquestrando o Futuro. O evento tem apoio da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina, TCGL e Sanepar.

Serviço:

Projeto “Orquestrando o Futuro”

Apresentações dos alunos dos CMEIS

Onde: Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85)

Quando: quinta (21)

Horário: 09h, 14h e 15h30

Concerto com estudantes das Escolas Municipais

Onde: Teatro Ouro Verde

Quando: quinta (21) e sexta (22)

Horário: 20h

LEIA TAMBÉM – As luzes do Natal já brilham na cidade e eu ainda tenho muito espaço em branco

Compartilhe:

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

plugins premium WordPress