Mirella Fontana
Equipe O LONDRINENSE
De autoria dos vereadores Felipe Prochet, Estevão da Zona Sul e Péricles Deliberador, o projeto que vem sendo discutido na Câmara dos Vereadores visa a implantação de dispositivo, chamado Bueiros Inteligentes, para minimizar impactos causados por enchentes, evitar pontos de alagamentos e impedir o acúmulo de materiais sólidos que entopem os bueiros.
Os bueiros inteligentes consistem em uma caixa coletora de aço ou plástico com alças laterais que podem ser produzidas em diversas medidas de acordo com cada bueiro, além de possuir um mecanismo que mantém o local fechado. Todavia, ao receber volume de água, seja das chuvas ou de outra fonte, esse abre-se automaticamente, permitindo a vazão por completo da água, assim como de forma automática se fecha ao cessar o volume hídrico.
As denominadas bocas de lobo ou bueiros tradicionais, além de causarem mau cheiro, criam um ambiente propício para a proliferação de doenças e insetos como ratos, baratas e outros vetores.
Atualmente, Londrina possui 50 a 60 mil bueiros entupidos. A prefeitura, que possui apenas um caminhão de desentupimento, assinou um contrato através da CMTU com a empresa AR Construtora LTDA, de Curitiba, que utilizará quatro caminhões, mais mão de obra especializada, a um custo total de R$ 2.819.270,00 para a limpeza de 12 mil bueiros.
Imagens: bueirointeligente.com.br