Programa inédito entre universidade, multinacional e poder público amplia a empregabilidade de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
O LONDRINENSE com assessoria
O Brasil possui mais de 45 milhões de pessoas com deficiência, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para ampliar a inclusão deste público no mercado de trabalho, a Pontifícia Universidade Católica (PUCPR) – Câmpus Londrina, em parceria com a multinacional Tata Consultancy Service (TCS) e a Secretaria Municipal do Trabalho de Londrina, promove um curso especial de capacitação para portadores de necessidades especiais.
O programa acontece na Universidade por meio do Projeto Comunitário e está dividido em três módulos: informática, comunicação e desenvoltura profissional. As aulas são ministradas com a equipe da TCS e estudantes dos cursos de Psicologia, Administração, Engenharia de Produção e Direito. O curso PUCPR/TCS tem duração aproximada de três meses com treinamento em rotinas administrativas e organizacionais, conhecimentos em informática, português, inglês, postura profissional, empreendedorismo e demais competências para o desenvolvimento da carreira.
O coordenador de projetos comunitários, Marcos Ribeiro, destaca que a experiência com o comunidade proporciona ao estudante da Universidade um momento de despertar, sensibilização para a realidade do outro. “O aluno passa a perceber que é um ser capaz de promover a transformação social no meio em que vive”, enfatiza.
A proposta é oportunizar a formação adequada para ampliar a competitividade desses profissionais. “Temos vagas em aberto para trabalhadores nesse perfil, mas muitas vezes falta qualificação para conseguirmos ocupar essas vagas”, analisa o secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Elzo Augusto Carreri.
Apesar do alto número de pessoas com deficiência, apenas 0,9% das carteiras assinadas no Brasil são desses cidadãos. “A TCS enxergou essa necessidade e decidimos focar investimentos na capacitação por meio de parcerias com universidades”, afirma Bruno Rocha, Head de Finanças da TCS para a América Latina.
A primeira aula acontece nesta segunda-feira (2). As aulas acontecem no câmpus de Londrina das 13h30 às 17 hora. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3372-6025 ou 6028.
Foto: Pixabay