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Defesa Social recebe cerca de 6 mil trotes e ligações por engano

O LONDRINENSE

com Assessoria

Em 2019, a Secretaria Municipal de Defesa Social recebeu cerca de seis mil  ligações de trotes e enganos nos telefones de emergência 153 (Guarda Municipal) e 199 (Defesa Civil). Foram registradas exatos 5.821 telefonemas, dos quais 2.679 foram trotes.

Dados da central apontam que até o dia 27 de janeiro deste ano foram registradas 157 ligações por engano e 78 trotes. “O trote é prejudicial em vários aspectos, mas é preciso conscientizar a população de que, quem atende o telefone, se tiver que se preocupar se está sendo um trote ou não, poderá atrasar o atendimento em casos de emergência de defesa civil, patrulha Maria da Penha entre outras situações”, analisa o secretário de Defesa Social, Pedro Ramos.

Uma das medidas que a secretaria adotou para diminuir essa prática foi a divulgação de panfletos informativos sobre as atribuições da instituição junto aos servidores e usuários do serviço público .Os materiais estão sendo entregues pelas equipes de guardas municipais durante os turnos de trabalho.

A Defesa Social lembra que existe uma legislação estadual (nº 17.107/2012) que prevê a aplicação de multa ao proprietário de linha telefônica responsável pelo acionamento indevido dos serviços telefônicos de atendimento a emergências.

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