Skip to content

O que você deve saber sobre a inflação e juros altos. Entenda!

Por Cláudio Chiusoli

A instabilidade econômica que o Brasil atravessa é, em grande parte, fruto da inflação que vem assolando o país.

Aquele preço que você pagava na feira há alguns anos atrás, hoje em dia é só saudade.

E não é só a feira não, tá tudo mais caro: gasolina, energia, internet, tudo!

O poder de compra corroído gera um desaquecimento na economia e um aumento nos índices de desemprego e pobreza.

Nesse sentido, o Banco Central, com sua autonomia, tem adotado a manutenção das altas taxa de juros em 13,75% ao ano, para combater a escalada inflacionária. Aliás, os juros subiram em todos países para controlar a inflação mundial.

Considerando isso, o Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do Brasil, registrou 0,71% em março.

A meta da inflação atualmente é de 3,25%, com oscilação de 1,5% para mais ou para menos, ou seja, variação que pode ocorrer de 2,75% a 4,75% ao ano.

Ela está acumulada em 12 meses (abril/22 a março/23) em 4,65%, o que foi bom, frente aos 5,60% no acumulado até fevereiro (últimos 12 meses); já a inflação, de janeiro a março de 2023, ficou em 2,09%.

A gasolina, foi o destaque do mês, subiu individualmente em mais de 8%, principalmente, pelo retorno da cobrança de impostos federais no início do mês.

O índice apontado esse mês indica que inflação está dando sinais de desaceleração e, frente a isso, o cenário pode ser bom. Essa queda sugere uma redução das taxas de juros em um futuro próximo.

Tanto que a inflação divulgada, além do noticiário quanto aos gastos públicos, refletiu o bom humor do mercado financeiro (na terça, dia 11) fazendo com que a bolsa tivesse forte alta (4%) frente a queda do dólar.

Em resumo, a desaceleração da inflação no Brasil é uma boa notícia para a economia e para os consumidores, e pode ajudar a impulsionar o consumo e o investimento das empresas, o que é fundamental para a recuperação econômica do país.

No entanto, é preciso que o governo atual continue trabalhando para manter a inflação sob controle e garantir um crescimento econômico sustentável.

Fique por dentro. Tenha uma ótima semana!

Cláudio Chiusoli

Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste /PR. Economista formado pela UEL. Pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR.
Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com. Acompanhe meu canal do YouTube e minhas redes sociais Linkedin, Facebook Instagram.

Foto: Freepik

Compartilhar:

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.