Skip to content

Economia descomplicada: passos para entender seu dia a dia

Por Cláudio Chiusoli

“O que vai gerar a riqueza das nações é o fato de cada indivíduo procurar o seu desenvolvimento e crescimento econômico pessoal”. Adam Smith (1723 – 1790) foi um economista e filósofo escocês.

Antigamente, entender a economia era visto como um “monstro”. Tornou-se muito mais fácil hoje porque está intimamente relacionado com a nossa vida diária.

Primeiro, um conceito simples: a economia estuda como utilizar recursos escassos para satisfazer as necessidades das pessoas.

Entender economia de um país é verificar que sempre houve ciclos econômicos como momentos de:

Expansão que é um crescimento econômico em que há aumento do investimento, produção e do emprego.

Recessão – que é uma diminuição na atividade econômica, queda no investimento, na produção e aumento do desemprego.

Depressão quando a atividade econômica diminui significativamente, o desemprego aumenta e há uma redução geral do nível da atividade econômica.

Nesse sentido, há quatros políticas econômicas que são empregadas simultaneamente, que podem são noticiadas na imprensa, que são:

Política monetáriaquando o governo influencia a quantidade de dinheiro em circulação por meio do ajuste da taxa de juros, no caso, a Selic.

Política fiscal – é o uso de gastos governamentais, impostos e transferências para influenciar a economia, a exemplo, o arcabouço fiscal.

Política cambial – é um conjunto de medidas adotadas pelo governo para controlar a balança comercial, relacionada a paridade cambial entre o real (R$) e o dólar americano (US$).

Política de rendas – visa elevar o poder de consumo de toda a população, a exemplo de estabelecer o valor do salário mínimo do Brasil.

E porque é tão importante economia considerando a questão interdisciplinar?

Torna-se importante, pois as pessoas tomam decisões econômicas todos os dias. Por isso, estudar economia ajuda a compreender como o mundo funciona.

E é interdisciplinar, pois envolve várias áreas do conhecimento, como matemática, ciência, filosofia e política, temas necessários para compreender completamente as complexidades da economia.

Fique por dentro. Gratidão!

Cláudio Chiusoli

Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste /PR. Economista formado pela UEL. Pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR.
Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com. Acompanhe meu canal do YouTube e minhas redes sociais Linkedin, Facebook Instagram.

Leia todas as colunas de Economia no Seu Dia a Dia

Foto: Freepik

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.

Compartilhar:

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.