Morto é idoso de 69 anos, que estava internado no HU
O LONDRINENSE com assessoria
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou há pouco o óbito de um paciente do sexo masculino, 69 anos, ocorrido no final da noite de ontem (dia 6), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário (HU).
O paciente havia retornado há poucos dias dos Estados Unidos. Ele deu entrada no HU, no dia 21 de março, devido a complicações de síndrome gripal e, ao longo da internação, foi confirmada suspeita de coronavírus (COVID-19), no dia 27 de março. Ele tinha hipertensão como comorbidade.
O quadro evoluiu para insuficiência respiratória, sendo necessária ventilação mecânica invasiva a partir do dia 24. Foi transferido para a UTI no dia 25. O estado de saúde do paciente manteve-se grave, com piora clínica progressiva, e nas últimas 24 horas, entrou em choque séptico refratário.
O óbito ocorreu às 23h10 de ontem.
A Secretaria de Saúde lamenta a morte e reforça a orientação para as pessoas permanecerem em isolamento domiciliar, que é a forma mais eficaz de evitar a doença.
De acordo com a rádio Paiquerê 91,7, o idoso era pai da mulher de 33 anos, que teve alta da UTI do HU no domingo (5). Foi a primeira liberação da unidade desde o início dos atendimentos da Covid-19. Um vídeo no momento que ela vai para enfermaria foi divulgado nas redes sociais e viralizou. Profissionais da saúde bateram palmas para celebrar a alta.
O primeiro óbito pelo novo coronavírus na cidade aconteceu na última sexta-feira (3), sendo um homem de 37 anos. Ele estava internado no Hospital do Coração e tinha comorbidades, hipertensão, obesidade e pré-diabetes. A suspeita é de que ele tenha contraído o vírus durante viagem a São Paulo, para capacitação com o objetivo de fazer a manutenção de respiradores, já que era engenheiro eletricista.
Foto: Pixabay