Skip to content

HU confirma superlotação nos leitos de enfermaria de covid e aponta 95% do uso das UTIs

Capacidade de internação foi ultrapassada no domingo: 110% de taxa de ocupação dos leitos de enfermaria disponíveis e quase chegando ao limite nas UTIs

Telma Elorza com assessoria

O LONDRINENSE

A direção do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrin (HU/UEL) encaminhou nota à imprensa informado que sua capacidade de leitos de enfermaria para covid está esgotada, com taxa de ocupação de 110%. No caso de leitos de UTIs para a doença, a taxa de ocupação é de 95%.

No total, o HU/UEL tem 80 leitos UTI exclusivos para covid-19, sendo 66 adultos e 14 pediátricos, e 146 leitos de enfermaria. Leitos gerais de UTI e enfermaria são 41 e 177, respectivamente. Os 10% a mais de ocupação de covid foram direcionados para esses 177 leitos de enfermaria, segundo a assessoria do hopistal.

O LONDRINENSE está tentando falar com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, para saber se há algum plano de ação emergencial, mas, até o momento, não obteve resposta.

Veja a nota na íntegra:

Em relação à situação da ocupação dos leitos de internação COVID, a direção do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina – HU-UEL esclarece que:

  1. O HU-UEL é referência regional para o atendimento aos casos suspeitos e confirmados de Infecção Humana pelo Novo Coronavírus para os municípios da 17ª Regional de Saúde e, desde o início da Pandemia, atendeu 8.267 casos, dentre suspeitos e confirmados, sendo deste total de pacientes 67% de Londrina e 33 % de outros municípios da sua área de abrangência assistencial;
  2. Na data de 06 de fevereiro de 2021 sua capacidade instalada de leitos de internação exclusivos para COVID, em enfermarias de retaguarda clínica, atingiu 101% de ocupação e, em 07 de fevereiro esta taxa ascendeu para 110%, mantendo-se a ocupação total dos leitos disponíveis até a presente data;
  3. No que tange aos leitos de Terapia Intensiva exclusivos para COVID, a taxa de ocupação na data de ontem era de 95%;
  4. No momento o HU-UEL passa por uma indisponibilidade temporária do seu sistema de informação, devido a problemas técnicos, portanto dados atualizados poderão ser fornecidos assim que a normalidade seja retomada.

A direção do HU-UEL reafirma seu compromisso com a prestação de serviços de saúde e reitera a importância do cumprimento, por parte da população, das medidas sanitárias que visam à redução da transmissão da COVID-19, tendo em vista prevenir o colapso no sistema de saúde da região.

Foto: Divulgação – HU/UEL

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.