Por Alinne Vianna
Vamos falar sobre protetor solar. Mas vocês sabem exatamente o que são estes produtos com Fator de Proteção Solar (FPS)? Vamos entender melhor isso, pois vão muito além de simples loções, sem falar da necessidade diária para diferentes tipos de raios.
São produtos com ativos de uso tópico ou, até mesmo, de via oral. Eles são responsáveis por bloquear a radiação ultravioleta (UV) e impedí-la de penetrar na nossa pele e causar danos. Devem ser utilizados em todas as estações do ano, ou seja, durante todos os dias das nossas vidas, faça chuva ou faça sol.
Os raios ultravioletas estarão sempre sendo emitidos pelo sistema solar e incidindo sobre a Terra, ou seja, chegando até nosso corpo. Essa radiação é dividida em dois tipos, a UVA e a UBV e, quando em contato com a pele, pode causar inúmeras reações como vermelhidão e fotoenvelhecimento, além de queimaduras. Sem falar do risco de câncer de pele.
Por isso é tão importante a utilização do “filtro”solar para nossa proteção. Ele age como uma barreira que absorve, reflete e dispersa esses raios emitidos pelo sol e reduz os efeitos negativos na nossa pele.
Você sabe como funciona o Fator de Proteção Solar e como utilizá-lo?
O FPS (Fator de Proteção Solar) indica o grau de proteção que teremos contra vermelhidão e queimaduras decorrentes dos raios ultravioletas. Por exemplo, quando aplicamos um produto com FPS 30, significa que levará 30 vezes mais tempo para sentirmos os efeitos imediatos da radiação do que se não tivéssemos aplicado o produto. Ou seja, estaremos 30 vezes mais protegidos do que se estivéssemos sem filtro.
A forma mais correta de utilização do filtro solar é como último passo em rotina de cuidados com a pele por conta da barreira de proteção que ele promove. Em caso de mulheres que usam maquiagem, é válido finalizar com produtos que também tenham fator de proteção.
Vale a pena lembrar que, independente do seu tom de pele ou se você irá ficar o dia todo em casa, é necessário aplicar o protetor, porque até mesmo a luz artificial é prejudicial.
Raios UVA e UVB
Uma curiosidade agora! Você sabe a diferença entre raios UVA e UVB?
Bom, 95% dos raios que atingem nosso corpo durante o dia são UVA e podemos associá-los com o final da sigla “A”de AGING, que em inglês significa envelhecimento. São os raios UVA que promovem envelhecimento precoce acelerado, alergias, manchas solares.
Já os raios UVB podemos associar ao seu final “B”DE BURN do inglês queimar, que são raios provenientes do sol e têm o poder de gerar queimaduras, ardências, vermelhidão. Mas ambos possuem algo em comum, podem levar ao desenvolvimento de câncer.
Luz visível e luz azul
Além disso, precisamos nos atentar também aos efeitos da luz visível e luz azul. Você sabia que apenas uma pequena fração das ondas eletromagnéticas que formam a luz são percebidas pelo olho humano? Essa luz é conhecida como luz visível e, dentro dela, existe a luz azul.
Essas luzes estão muito presentes em nossas vidas diariamente por meio da emissão dessas ondas pelo sol e, também, por aparelhos eletroeletrônicos como smartphones, computadores, televisores e videogames. Então, estamos expostos o tempo todo durante as atividades do dia-a-dia, tanto no trabalho quanto no entretenimento.
Ou seja, precisamos estar sempre protegidos. A regra vale tanto para mulheres, quanto homens, independente da idade.
E você? Já possui o hábito de aplicar filtro solar e se proteger diariamente? Caso não possua, ao menos consegui te convencer?
Comente aqui e me siga no Instagram @draalinnevianna.
Grande beijo e até a próxima!
Alinne Vianna
Graduada em Odontologia pela Unopar. Especialista em Harmonização Orofacial. Membro da ABRAHOF (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE HARMONIZAÇÃO OROFACIAL). Membro da SBOE (SOCIEDADE BRASILEIRA DE ODONTOLOGIA ESTETICA); Membro da SBTI (SOCIEDADE BRASILEIRA DE TOXINA BOTULINICA E IMPLANTES FACIAIS). Trabalha com odontologia preventiva, restauradora e estética vinculada à harmonização facial na AV Odontologia e Harmonização Orofacial, em Londrina-PR. Siga no Instagram @draalinnevianna e Facebook.
Foto: Divulgação