Skip to content

Quanto vale sua marca?

Por João Victor Sbizera Campos

Para inaugurar essa coluna, nada mais justo do que uma reflexão: você já parou para pensar no valor da sua marca?

Ela é a identidade do seu negócio, aquilo que o torna único no mercado. Por isso, é fundamental protegê-la através do registro de marca.

Imagine a seguinte situação: você abriu uma confeitaria com aqueles bolos e doces irresistíveis, que conquistam qualquer um só de olhar. Você pensou com carinho no nome e desenhou uma logo que superou todas as suas expectativas. O lançamento da marca foi um sucesso e, em poucos meses, já está com tantos pedidos que não vê a hora de contratar mais alguém para  ajudar a dar conta de tudo.

LEIA TAMBÉM

Mas, depois de toda essa dedicação e investimento para erguer o seu negócio do zero, você descobre que alguém copiou o seu nome, o seu logotipo e está usando a sua identidade visual para fazer doces medíocres! Complicado, não é mesmo? Nesse momento, a única coisa que você conseguirá sentir é o arrependimento de não ter registrado a sua marca antes de divulgá-la por aí!

O registro da marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – o famoso INPI – é um verdadeiro “escudo” que protege a identidade e exclusividade da sua marca. Com o registro, você tem o poder de tomar medidas para que ninguém possa usar o nome e o logo que são a cara do seu negócio. Parece bom, não é mesmo?

E não pense que só as grandes empresas precisam disso. Se você está iniciando o seu negócio físico ou nas redes sociais, sua marca também merece ser protegida! Afinal, a marca é o coração do seu negócio e é ela que faz o seu público se apaixonar.

Gosto sempre de lembrar que registrar a sua marca é muito mais do que garantir a exclusividade do seu nome e logotipo. O registro é essencial para construir uma relação de confiança com os seus clientes. Quer ver só?

Sabe quando você pensa em pedir uma pizza e já vem na mente a “Pizza Hut”? Isso só acontece porque, após inúmeros investimentos para divulgar e atribuir valores à marca, ela conquistou a confiança do público e é reconhecida como sinônimo de qualidade na sua cidade, estado, país ou até mundialmente!

Então, fica a dica: para ter sucesso e ser reconhecido no mercado, registre sua marca, proteja sua identidade e torne os seus clientes verdadeiros “pregadores” do seu negócio!

João Victor Sbizera Campos

Advogado especialista em Propriedade Intelectual, apaixonado por tecnologia e inovação. Sócio fundador da Assertiva Registro de Marcas (www.assertivamarcas.com.br). Instagram: @joaovictorsbizera e @assertivamarcas

Foto principal: Ana Lugli Fotografia (@analuglifotografia)

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.