Skip to content

Vereadores começam ano “mostrando serviço”

Dois dos novatos aproveitaram os primeiros dias de mandato para mostrar que não estarão brincando na legislatura

Telma Elorza

O LONDRINENSE

O ano de trabalho da nova legislatura na Câmara Municipal de Londrina nem começou, mas dois vereadores novatos já começaram a mostrar que não estão para brincadeiras nem apenas passear no plenário (virtual, por enquanto) como muitos costumam fazer. Algo inédito, pelo que eu me lembre.

No primeiro dia útil como vereador, segunda-feira (4) – ainda dentro do período de recesso parlamentar -, o vereador Deivid Wisley (PROS) anunciou, via Facebook, uma boa nova para a cidade: o Centro de Zoonoses e Bem Estar Animal, uma antiga reivindicação de todos os envolvidos com a causa animal, pode enfim sair do papel. E a vereadora Jessicão (PP) protocolou dois projetos de lei – que vão ser analisados depois do recesso, em fevereiro.

Em uma reunião com o secretário municipal de Planejamento, Janderson Marcelo Canhada, Wisley conseguiu a liberação para o início do processo das licitações necessárias para contratação dos projetos executivos e complementares do Centro. Já com um projeto pronto, doado pelo arquiteto e urbanista Gilmar Domingues, atual gerente de resíduos da CMTU, o processo deve andar rapidamente.

“Com a confirmação do encaminhamento, teremos a liberação de verba no valor de R$3,2 milhões, conseguida através de uma emenda parlamentar pelo deputado federal Filipe Barros (PSL)”, explicou. Nos próximos dias, o vereador e os técnicos da Secretaria Municipal de Obras devem visitar a área da Fazenda Refúgio, onde devem ser feitas as obras.

De acordo com Wisley, a negociação já estava acontecendo há tempos, antes mesmo de ser eleito. “É uma briga antiga dos protetores de Londrina. Temos mais de 60 mil animais abandonados na cidade e pouco recursos. Por isso, precisávamos garantir o Centro”, explicou.

Segundo ele, o local deve contar área para tratamento dos animais resgatados – inclusive grandes animais -, pequenos procedimentos cirúrgicos como castração, além de abrigo para disponibilizar os animais para adoção responsável. “Começar o mandato, já na primeira semana, com uma notícia dessas, me deixou muito feliz”, diz.

Projetos – Os projetos de lei protocolados por Jessicão tratam de dois assuntos diferentes: um deles proíbe que instituições de ensino e bancas examinadoras de concursos façam uso da chamada linguagem neutra de gênero – aquela não indica sexo ao se referir a alguém; o segundo pretende liberar que o comércio varejista possa funcionar facultativamente 24 horas por dia, todos os dias.

Na minha opinião, o primeiro projeto é uma perda de tempo enorme, porque estabelece no texto que seria vedado o uso na grade curricular e material didático das instituições de ensino as expressões neutras com punições e sanções a servidores e instituições. O Superior Tribunal Federal já derrubou uma lei similar aprovada pela ineficiente legislatura anterior, apontando que, no que diz respeito às diretrizes da Educação, a competência é da União.

Já o segundo, é apenas mais uma batalha na luta que vem sendo travada há séculos entre empresários e sindicato dos comerciários, Sindecolon. Até na Justiça já buscaram a flexibilização do horário, sem sucesso até o momento. Para mudanças, antes de um novo projeto, é preciso mudar o Código de Posturas do Município, que impede o funcionamento das lojas de rua aos domingos e apresenta restrições aos horários de funcionamento.

Foto: Câmara Municipal de Londrina

Compartilhar:

1 comentário

  1. O centro de zoonoses não foi instalado por falta de interesse político até o presente momento, então nada fantástico. As PL da Jessicão, particularmente a que propõe funcionamento do comércio 24 horas, é absurdo, é desumano. Que tal a Câmara de Vereadores trabalhar 24 horas, com salário mínimo hein Jessicão? Não passa de uma bolsonarista, amiguinha de Filipe Barros e falsa conservadora. Esse discurso de “cidadão de bem” é cansativo. O eleitor-trabalhador precisa parar de votar em gente que não representa seus interesses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.