O especialista versus o generalista

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Por Felipe José

Muito prazer, me chamo Felipe José, especialista em Vendas e Networking. E é sobre isso que vamos tratar, a partir de hoje, nesta coluna.

Dizem alguns estudos que, para alguém se tornar especialista em algo, são necessárias 10.000 horas de dedicação acerca do assunto estudado. Pois sim. Nas vendas já são mais de 40.000 horas dedicadas e no networking profissional, com objetivos e estratégia, passo a marca de 10.000 horas.

Bem, começo minha coluna nesta terça-feira com esse assunto para o alertar de algo que talvez você conheça, mas não pratica! Vou partilhar uma pequena história…

Num determinado dia qualquer da semana, Sr. João acorda com um pequeno incômodo no seu olho esquerdo. Por ser mais de idade e ter seu “médico de confiança”, decide agendar uma consulta no Dr. Pedro, um médico clínico geral, acreditando que uma simples ação o tiraria daquele problema.

Já na clínica, poucas horas depois, Dr. Pedro, examinando o olho do Sr. João, detecta uma pequena bolinha que necessita de um olhar mais apurado para um diagnóstico mais preciso. Dr. Pedro indica seu parceiro de medicina, Dr. Rafael, oftalmologista de confiança.

Sr. João agradece, paga os R$100,00 da consulta e vai embora.

No dia seguinte, incomodado com o problema, mas ainda desconfiado do médico oftalmologista, já no consultório, ele percebe aparelhos mais específicos, colírios mais avançados, técnicas mais apuradas. Dr. Rafael identifica que o problema do Sr. João é numa área muito específica do seu olho chamada de córnea. Ele receita um colírio que alivia o incômodo e indica a melhor especialista em córneas da sua cidade, Dra. Isadora, e pede para que ele a procure.

Sr. João agradece, paga os R$300,00  – achando a consulta “meio cara”  – e vai embora.

Na semana seguinte, mais preocupado com seu problema, confiando que na consulta com a Dra. Isadora tudo seria resolvido, Sr. João relata os fatos, histórico de visitas nos médicos e entra na sala de exames da doutora. Com mais aparelhos específicos para córnea, colírios, instrumentos e aparelhos ainda mais tecnológicos, Sr. João deposita  sua confiança na médica e, após os exames, a Dra. consegue identificar o problema e propor um tratamento eficaz.

Sr. João agradece, paga os R$1.000,00 da consulta e vai embora com o seu problema resolvido.

Perceba, caro leitor, que quanto mais especialista for o profissional, com maior possibilidades de recursos, com mais preparo para resolver o problema, maior foi sua remuneração e mais rápido e preciso foi o diagnóstico e solução!

Quanto mais especialista, mais nosso valor percebido

Assim podemos (e devemos) ser nas nossas atribuições, empresas e ações. Quanto mais especialistas formos no que oferecermos, maior será o nosso valor percebido para resolver o problema e o nosso preço estará a subir, pois chegaremos num patamar onde estaremos sendo “comprados” e não precisaremos ser “vendidos”.

Encontrar parceiros de confiança para dirigirmos nossa indicação, quando o problema não é resolvido por nossa especialidade, nos dá muita velocidade para o sucesso focando naquilo que somos REALMENTE ESPECIALISTAS.

Se você é empresário, dono de uma grande indústria ou mesmo trabalha sozinho, dedique seu tempo naquilo que você é bom, naquilo que você é especialista! Um dono de uma excelente indústria de alimentos pode ser ESPECIALISTA em criar produtos para o mercado, mas pode não saber vender! Ou um excelente arquiteto é especialista em projetos residenciais, mas não tem habilidade para gestão financeira do seu negócio.

Assim como comecei a coluna, finalizo reforçando, nas vendas são mais de 40.000 horas dedicadas e, no networking profissional e estratégico, mais de 10.000. Conte comigo, amigo leitor, para lhe ajudar, seja através desse canal fantástico que começo hoje ou através da minha consultoria comercial em com foco em Vendas e Networking.

Por aqui, levo comigo a missão de, a cada 15 dias, trazer mais informação, insights e provocações sobre o vasto mundo das VENDAS e do NETWORKING.

O convido a seguir meu instagram @felipejose_ _fj e estou à disposição para lhe ajudar!

Quanto mais especialista formos no que oferecermos, maior será o nosso valor percebido. Assim, estaremos num patamar onde estaremos sendo "comprados" e não precisaremos ser "vendidos".

Felipe José

Formado em Administração, pós-graduado em Gestão Comercial, Executive Director Sales, Diretor regional do BNI – Business Networking International. Siga-no no Instagram @felipejose_ _fj ou entre em contato pelo telefone (043) 99189- 1722

Foto: Freepik

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.

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