Por Edmilson Palermo Soares
Falei nos artigos anteriores sobre dicas de como escolher um vinho, como armazenar, cuidados ao comprar entre outras informações úteis que as pessoas precisam ter antes de abrir um vinho para consumir.
Porém, aqui, na minha loja, é comum receber pessoas que têm muitas dúvidas sobre os vinhos
Vou colocar algumas delas aqui numa série de colunas e, quem sabe, não são as mesmas que você tenha, e ainda não teve a oportunidade de esclarecer.
Se houver alguma dúvida que não encontrar aqui, pode enviar que tentaremos esclarecer.
Vamos a elas.
Dúvidas comuns – parte 1
Vinho verde é verde?
Você já deve ter ouvido falar deste vinho português, que normalmente é muito consumido gelado e acompanhando comidas leves, peixes ou mesmo uma boa bacalhoada.
O vinho é chamado de verde, não porque ele é verde, mas sim devido a região onde ele é feito em Portugal, a região do Minho, onde as uvas eram colhidas antes do período normal de maturação. Devido a isso, a região ficou conhecida como Região do “Verde” e por isso os vinhos são chamados de Vinhos Verde.
A confusão é causada porque o nome da região não vai nos rótulos do vinho, é a única exceção em Portugal, todos os outros tem o nome da Região: Douro, Dão, Lisboa, Península de Setúbal, Tejo, Alentejo (falaremos em outro artigo sobre essas regiões).
Esclarecendo, portanto: existem vinhos brancos, tintos, roses e espumantes “Verdes”, pois são da região de Portugal produtora que tem suas regras e métodos definidos por uma comissão que controla toda a produção, dentro da área geográfica definida para estes vinhos.
Normalmente são vinhos leves, de boa acidez e fáceis de beber.
Espero ter esclarecido.
Semana que vem tem mais.
Cheers!
Edmilson Palermo Soares
Enófilo, sócio proprietário da Confraria da Taverna, loja de vinhos e espumantes que traz novas experiências no mundo do vinho, estudioso e entusiasta, com conhecimento prático provando vinhos de mais de 20 países e diversas uvas desconhecidas do público em geral.
Me siga nas redes sociais: no Instagram @contaverna, Facebook Confraria da Taverna e Linkedin. Whatsapp (43)3324-1842.
Leia todas as colunas do Mundo do Vinho
(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.