A Páscoa e o vinho

grilled-fish-fillet-served-top-couscous-salad-with-bell-peppers

Por Edmilson Palermo Soares

Chegou a Páscoa. Foi rápido este ano, não foi?

Chegou um momento especial para agradecer por nossas vitórias e alegrias, momento de celebrar o amor ao próximo e viver momentos felizes e agradáveis em companhia das pessoas mais próximas.

Já estou vendo aquela mesa cheia de coisas gostosas, onde o protagonista normalmente é o Bacalhau. E, é claro…. muito chocolate.

Tudo isso vai ficar melhor ainda acompanhado de um bom vinho. Já escolheu o seu? Quer algumas dicas?

Um vinho harmonizando com a sua refeição vai trazer mais brilho para estes momentos. Minha boca já está salivando….rsssss

Vamos a algumas dicas:

  • Para tábuas de frios, espetos e outros petiscos à base de carnes, escolha vinhos tintos leves, como o Pinot Noir e o Gamay Boujolouis;
  • Já para as entradas fritas, como polenta, onion rings e batatas, uma boa pedida são os espumantes mais secos que contam com acidez elevada para limpar a gordura do paladar;
  • A deliciosa tábua de queijos harmoniza perfeitamente com o vinho tinto de corpo médio, como o Merlot, ou um branco tradicional, como o Chardonnay;
  • Se o cardápio inclui bolinho de bacalhau, peixe ou camarão, você pode servi-los acompanhados de um bom vinho branco aromático, como Sauvignon Blanc ou Riesling.
  • Para degustar com massas ao molho branco e peixes grelhados o ideal é um Chardonnay jovem, sem passagem por barricas. Se forem de regiões mais frias, proporcionam maior elegância e frescor. Em regiões mais quentes, os aromas de frutas maduras e a densidade originada pelo teor alcoólico são mais evidentes.
  • Para a tradicional bacalhoada, além do bobó de camarão e massas com molhos a base de queijos, um Chardonnay evoluído (passagem por barrica) vai ser o mais adequado.
  • Se o cardápio tiver peixes ou frutos do mar,  bacalhau a Brás e moqueca outra boa opção são os vinhos roses com sua presença marcante e elegância, que eles têm de sobra.
  • O cardápio com um grande variedade de pratos, tendo como pratos principais carnes magras ou pratos que levam atum ou salmão como ingrediente principal, um vinho tinto de Pinot Noir será uma boa escolha.
  • Outra opção para  a bacalhoada e o risoto de frutos do mar são os Vinhos Verdes Portugueses, brancos ou roses, devido a sua acidez mais elevada.
  • Se o cardápio for de carnes brancas, lombo suíno ou comidas picantes e condimentadas pode apostar em um belo branco Riesling (seco ou demisec), devido a sua acidez destacada e por serem muito aromáticos.
  • O chocolate ao leite é o preferido de muitas pessoas. Com o sabor mais adocicado e cremoso, ele pede um vinho que seja ainda mais doce para harmonizar, como o Vinho do Porto.
  • O chocolate meio amargo combina com vários vinhos tintos. Vinhos que apresentem maior densidade e concentração de taninos moderada serão boas escolhas, tais como  Syrah, Merlot e Tempranillo.
  • Os chocolates amargos têm baixo teor de açúcar. Até 70% de cacau é interessante optar por vinhos tintos secos e sem passagem por madeira, um Merlot jovem por exemplo. Acima desse teor de cacau, vinho de sobremesa.
  • O chocolate branco é rico em sabores amanteigados, escolha um Chardonnay que tenha passagem por barricas de carvalho, espumantes mais tostados (maior tempo de contato com as leveduras). Outra escolha seria os  vinhos de Colheita Tardia.

Tenha uma experiência incrível e depois me conte.

Feliz Páscoa.

Edmilson Palermo Soares

Enófilo, sócio proprietário da Confraria da Taverna, loja de vinhos e espumantes que traz novas experiências no mundo do vinho, estudioso e entusiasta, com conhecimento prático provando vinhos de mais de 20 países e diversas uvas desconhecidas do público em geral. Me siga nas redes sociais: no Instagram @contaverna, Facebook Confraria da Taverna e Linkedin

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

plugins premium WordPress