Como usar roupa branca na virada de ano virou um costume brasileiro + modelos para usar no réveillon

reveillon-prefeitura-rio

Por Ana Paula Barcellos

Você conhece o significado por trás do hábito de vestir branco no Reveiilon? Vestir roupa branca na virada de ano é um costume cultural brasileiro, só se usa branco no réveillon aqui – muita gente acha que é um hábito universal, mas não é.

Essa tradição teve início por influência das religiões de matriz africana, como o Candomblé e a Umbanda. Isso porque nessas regiliões, um dos Orixãs cultuados é Yemanjá, ou Yemoja, a rainha e mãe dos mares. Praticantes dessas religiões costumam enviar pedidos para essa divindade em um ritual no qual se veste branco. Geralmente, essas oferendas são feitas no dia 2 de fevereiro, dia atribuído a ela, mas em alguns lugares ela é feita no dia 1 de janeiro.

O hábito de usar branco na virada, em si, começou por causa de uma festa que rolou nos anos 1950, em Praia Grande (SP). Um grupo se reuniu no local para fazer o Encontro das Águas, um tipo de procissão. Esse ritual ficou famoso, apareceu na televisão na época e popularizou o hábito. Além de ser bonito ver todo mundo de branco, imediatamente relacionaram com o hábito de desejar paz e coisas boas para o novo ciclo que se acredita iniciar junto com a virada. Essse costume, aos poucos, foi se disseminando por todo o país. Essa também seria a inspiração para o tradicional Reveillon de Copacabana!

Desde então, essa moda virou uma tradição brasileira: passar a virada de branco. Tradicionalmente, se usa o look branco total: vestidos, camisa e shorts, camiseta e calça… tudo branco! Mas é possível fazer outras combinações interessantes sem abrir mão da “cor” (que branco não é cor, né, Ângela?) na composição – como os modelos que ilustram a coluna.

Parei pra pensar agora e acho que eu mesma nunca usei branco total, nem no réveillon. Nunquinha. Vou usar pela primeira vez esse ano e por puro acaso: encontrei um vestido branco, levinho, tipo boho, que gostei muito. Com o calor e bafo quente de Londrina, essa me parece a decisão mais acertada… o look vai ser fresco total!

Ana Paula Barcellos

Escritora, designer de joias artesanais, marketeira e pesquisadora de tendências. Trabalha com as marcas Pinacola e Ana Diana.

Foto: Arquivo/Prefeitura do Rio de Janeiro

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

plugins premium WordPress