Por Ana Paula Barcellos
Agora sim, tá chegando: o carnaval já está por aí e começou o corre-corre atrás de fantasia ou de um look babadeiro para os dias de folia! E tem tendências específicas para o carnaval? Tem, sim senhora!
Esse deve ser o ano dos brilhos. Tá, eu sei, todo carnaval tem brilho, não é novidade. Mas eu quero dizer muito, muito brilho mesmo: nos tecidos, nos acessórios, na maquiagem. O lance da vez é brilhar e brilhar muito! A grande tendência para esse ano, inclusive, são as roupas e acessórios de espelho ou espelhados, feitos com peças de acrílico. Deve fazer parte de 8 entre 10 dos looks encontrados por aí nos dias de festa.
Roupas com bordados e aplicações de chaton de costura, medalinhas metalizadas, são itens que devem estar muito presentes. E impossível não associar essa tendência ao legado do estilista Paco Rabanne, que faleceu no último dia 03. Ele foi o grande responsável por popularizar peças de roupas com vibe futurista e esses elementos, desde a década de 1960.
Tops e coletes espelhados, franjas metálicas brilhantes, quanto mais espelho e brilho, melhor! Unidos em look com peças mais básicas como shortinhos jeans, devem estar entre as grandes escolhas de quem prefere fazer um look carnavalesco descolado ao invés de usar fantasia.
De forma geral, vamos ver também muitas peças ligadas à Era Disco e as tendências dos começos dos anos 2000: muita cintura baixa, shorts e calças mais largos fazendo par com tops mais justos, muito tecido e calçados metalizados também. Dá pra chamar de Carnaval Glam, com tudo muito brilhante, muito metalizado e muitas franjas e ombreiras.
Além dos tops (ou croppeds), outra peça que deve continuar aparecendo bastante são os bodys: não apenas os metalizados, mas também com grandes recortes, com tela e também com bastante transparência. Na parte de baixo do look, muita hot pants e mini-saias.
E lembram que falamos que, nesse verão, os biquinis não estariam apenas na praia, mas iriam pra cena urbana também? Deve chover biquini nesse carnaval, principalmente na parte de cima, como peça principal. As calças com telas, que costumavam ser mais usadas como saída de praia ou piscina, também devem ter vez.
E vestido, Ana? Vai ter também, com essas mesmas características: espelhos de acrílico, metalizados ou bem franjudos, com grandes recortes ou bastante transparência, alguns devem trazer mais de uma dessas referências junto. E devem aparecer com calçados bem confortáveis (nada melhor para o carnaval, né?) como tênis, coturnos e, sim, papetes!
Em relação às fantasias propriamente ditas, algumas tendências já foram apontadas: deve ter muuuita Wandinha Addams pulando carnaval esse ano e muita gente criando fantasia com tema de onça (com muito paetê ou neon, inclusive). Continuam bombando também as fantasias a dois, tipo ovo e bacon, sol e lua etc.
Outra trend que segue em alta, é a dos arquinhos temáticos, decorados ou com frases divertidas. Pra quem tá sem inspiração ou com a grana curta, eles são uma ótima opção. Um arquinho desses e um body ou blusa de tela, com shortinho ou saia e meia arrastão já fazem um look completo em cinco minutos.
Claro, as possibilidades são infinitas, com um pouco de criatividade dá pra criar looks muito legais para brincar a folia. Você já pensou com que roupa vai pular o carnaval? E nunca é demais dizer, né? Os trajes típicos indígenas não são fantasia e blackface é inaceitável. Em pleno 2023, não é possível que a gente não tenha entendido certas coisas. Curtir o carnaval com leveza e consciência é que faz a brincadeira ser tão divertida. Que venham os confetes e serpentinas!
Ana Paula Barcellos
Viciada em botas, sacoleira e brecholenta, trabalha com criação de joias artesanais e pesquisa de tendências. Tem foto da Suzy Menkes na estante e escreve essa coluna usando pijama velho, deitada no sofá enquanto toma café com chocolate.
Foto principal: : @_mercearia