Por Ana Paula Barcellos
Desde que o mundo é mundo, o universo da moda tem se mostrado cíclico com constantes repaginamentos e ressurgimentos de tendências – não apenas de peças de roupas, mas também de acessórios. Alguns são tão clássicos que não perdem seu lugar nas produções (você ja imaginou o colar ou os brincos ficarem datados, obsoletos?), outros, apesar de resistirem ao teste do tempo por muitos anos, nem sempre mantiveram seu lugar de destaque (embora devessem). Esse é o caso dos broches, acessório que possui uma longa história, e que recupera seu lugar ao sol depois de ter sido considerado ultrapassado e até mesmo cafona.
Os broches, originalmente utilizados como símbolos de status e poder, evoluíram e se modificaram ao longo dos séculos, tornando-se elementos utilizados para complementar e estilizar looks. Mas esse acessório, que seguia como um adorno clássico no século passado, foi caindo em desuso a partir dos anos 1990.
Foi como um hiato: eu me lembro que, nos anos 1980, eles ainda eram usados, inclusive com peças de lã no inverno (saudades, aliás). No início dos 1990 ainda era fácil encontrar nas lojas de acessórios e bijuterias finas, mas após 1996 ficou praticamente impossível encontrar um broche bonito para chamar de seu. Encontrava pin, encontrava bottom, mas não encontrava broches.
Foi a partir de 2017 que essa peça foi, aos poucos, retomando seu espaço e aparecendo em formatos interessantes (sobretudo animais e flores), com banhos diversos e pedrarias. E, mais recentemente, fez o que eu chamaria de retorno triunfal: já é possível encontrar facilmente, com centenas de boas opções, que podem realmente deixar qualquer look mais interessante.
A versatilidade dos broches
E os broches são muito versáteis: podem ser usados de diversas maneiras, enfeitando jaquetas, blazers e casacos e também saias, bolsas, chapéus e lenços.
Essa peça também podem ser como uma assinatura pessoal. Com uma infinidade de modelos disponíveis, um broche pode transformar um look básico em um look super diferente e estiloso.
E, se consolidando como tendência e recuperando seu lugar de clássico, os broches voltam a ser uma opção acessível, trazendo uma forma de incrementar as produções sem gastar muito. Há uma grande variedade de opções disponíveis em lojas de departamento, brechós e lojas on-line.
Da próxima vez que você estiver se produzindo, pense na possibilidade de acrescentar esse toque clássico, que agora também é super contemporâneo, e veja a mágica acontecer no seu look.
Foto principal: CupLovers
Ana Paula Barcellos
Viciada em botas, sacoleira e brecholenta, trabalha com criação de joias artesanais e pesquisa de tendências. Tem foto da Suzy Menkes na estante e escreve essa coluna usando pijama velho, deitada no sofá enquanto toma café com chocolate. Me siga no Instagram Me siga no Instagram @experienciasdecabide e @yopaulab
Leia todas as colunas Em Alta
(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.