Skip to content
Vestibular 2024 da UEL terá mais de 16 mil concorrentes. Medicina é o curso com maior número de inscritos,

Vestibular 2024 da UEL tem 16 mil inscritos; Medicina é o curso mais disputado

Os cursos que registraram maior volume de candidatos são os mesmos que apresentaram alta concorrência no vestibular deste ano. Medicina segue na frente com 5.049 inscritos, seguido por Psicologia (904), Direito Matutino (672), Medicina Veterinária (619) e Ciência da Computação (581)

Agência UEL

O Vestibular 2024 da Universidade Estadual de Londrina (UEL) teve um total de 16.049 estudantes inscritos. Os números foram totalizados pela Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), após o final do processo de compensação bancária. As inscrições terminaram no último dia 12. No próximo domingo (24), será realizada a Prova de Habilidade Específica para cerca de 60 candidatos ao curso de Música. A primeira fase será nos dias 29 de outubro e a segunda, em 26, 27 e 28 de novembro. São ofertadas 3.130 vagas, sendo 2.541 por meio do Vestibular e outras 589 via Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

LEIA TAMBÉM

A responsável pela Cops, professora Sandra Garcia, analisa que a redução no volume de candidatos – cerca de 20% menor do que o último concurso, realizado em março deste ano e que apresentou um quantitativo de 20,8 mil candidatos – está ligada a uma tendência nacional de estudantes de Ensino Médio buscarem oportunidades no mercado de trabalho e em cursos técnicos, em detrimento do Ensino Superior. Outro fator que corroborou foi o calendário acadêmico da UEL, ainda afetado pela pandemia de Covid-19. O ano letivo 2024 terá início no segundo semestre do próximo ano.

A coordenadora acredita que, com essa redução no quantitativo de inscritos, haverá consequentemente diminuição na abstenção na 1ª e 2ª fase. Ela acrescenta ainda que a Comissão Permanente de Seleção (Copese) da Cops está concluindo modificações no formato do Vestibular, que deverão ser implantadas a partir de 2025. “Essa mudança depende da aprovação das instâncias superiores e deverão simplificar e aprimorar o processo, beneficiando o candidato. Buscamos um concurso mais simples e objetivo”, adianta Sandra Garcia. 

Nesta segunda (18), a Cops divulga o Cartão Informativo para a Prova de Habilidade ao curso de Música, que será realizada neste domingo, no Campus da UEL. Cerca de 60 candidatos estão inscritos. O cartão pode ser acessado no portal da Cops e indica horário, local e material necessário para a prova.

Concorrência do Vestibular 2024

Nas próximas semanas a Cops divulgará a relação candidato/vaga dos 52 cursos de graduação, que depende do resultado final da PHE de Música. Os cursos que registraram maior volume de candidatos são os mesmos que apresentaram alta concorrência no Vestibular deste ano. Medicina segue na frente com 5049 inscritos, seguido por Psicologia (904), Direito Matutino (672), Medicina Veterinária (619) e Ciência da Computação (581).

Foto: UEL

Leia também: Show inédito traz Tom Ribeira a Londrina dia 5 de outubro

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.