Setembro Verde conscientiza sobre importância da doação de órgãos e tecidos

heart-6873709_1920

A campanha no HU tem abertura oficial no dia 13, mas ações já estão sendo desenvolvidas no AEHU

O LONDRINENSE com assessoria

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (HU/UEL) abre oficialmente, na terça-feira (13), a campanha Setembro Verde, que visa conscientizar a sociedade sobre a importância da doação e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas conversem com seus familiares e amigos sobre o assunto. A campanha é nacional, instituída pelo Ministério da Saúde pela lei nº 11.584, em 2007.

O Brasil tem o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo e o Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável pelo financiamento de cerca de 95% dos transplantes no país. O Paraná é um dos líderes nacionais nesses procedimentos.

O HU/UEL terá a abertura do evento no hall do hospital, às 10h, com a presença dos diretores do Hospital e convidados da 17ª Regional de Saúde e da Secretaria de Saúde de Londrina, Antes mesmo da abertura, atividades conscientizadoras estão sendo desenvolvidas no Ambulatório de Especialidades do HU (AEHU), no Campus da UEL.

Segundo estatísticas oficiais, a lista de espera por um órgão ou tecido no Brasil, em março de 2022, tinha 50.604 pessoas ( adultos e crianças); no Paraná, a lista estava, em maio de 2022, com 2.891 pessoas, de acordo com a Central Estadual de Transplantes.

Protocolos de Morte Encefálica nos últimos 12 meses no HU/UEL

Notificações                    57

Contra Indicação            29

Viáveis para a doação   25

Entrevistas                     25

Doações                        21

Taxa de conversão        84%

Fonte:  CIHDOTT HU/UEL  2022

O HU é o Hospital que mais notifica protocolos de Morte Encefálica na região de Londrina

Protocolos de Parada Cardio-Respiratória nos últimos 12 meses no HU/UEL:

Notificações                 16

Viáveis para a doação 16

Entrevistas                    9

Escape                          7

Doações                        5

Taxa de conversão     32%

Fonte:  CIHDOTT HU/UEL  2022 

Programação

No dia 13, às 10h – abertura, no hall do HU;

Dia 14, das 9h às 10h30, atividades voltadas para pacientes e profissionais de saúde do AEHU; e das 11h às 13h campanha no Restaurante Universitário da UEL;

Dia 22, atividades no CCS/UEL

Dia 27, Dia Nacional de Doação de Órgãos, às 9h, no hall do HU, Dia de Ação de Graças e Dia Verde, com a participação de familiares de doadores e receptores.

Foto: Pixabay

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

plugins premium WordPress