Prefeitura pretende repassar R$ 25 milhões para subsidiar a tarifa do ônibus, confira o que poderia ser feito com esse dinheiro
Mirella Fontana
O LONDRINENSE
A Prefeitura de Londrina propôs abaixar a tarifa do ônibus de R$ 4,25 para R$ 4,00, mas esse “milagre” custará aos cofres públicos a bagatela de R$ 25 milhões. Será que compensa? Essa economia faria com que mais pessoas utilizassem o transporte público? Traria um valor substancial a quem depende desse tipo de transporte?
A verdade é que desde o início da pandemia, muitas pessoas buscaram um meio alternativo para se deslocar, já que a superlotação trazia sérios riscos de contaminação, outros financiaram veículos e muitos utilizaram aplicativos de mobilidade.
Na verdade, esses R$ 0,25 não representam uma economia expressiva pra quem utiliza o transporte para ir e voltar da escola ou trabalho, se for cinco vezes por semana, a economia é de apenas R$ 10,00 ou R$ 12,00 para seis vezes.
Nada substancial para trazer de volta os passageiros.
Pensando nisso, fomos pesquisar o que a prefeitura poderia fazer com esse dinheiro (dados retirados do Portal da Transparência):
- Construção de aproximadamente 20 UBS (valor de referência da UBS do Jd. Santa Rita – R$ 1.682.004,86)
- Construção de aproximadamente 31 CREAS (valor de referência CREAS II – Jd do Sol – R$ 816.175,28)
- Construção de aproximadamente 12 escolas municipais (valor de referência CMEI Nova Esperança – R$ 2.042.176,17)
- Construção de 50 campos de futebol com arquibancadas (valor de referência Campo de Futebol com Arquibancadas no C.H. Luiz de Sá – R$ 449.098,55)
- Construção de um viaduto e meio (valor de referência Viaduto da Leste Oeste – R$ 17.909.927,03)
Imagem: Freepik
Uma resposta
Parabéns pela discussão levantada… excelente ponto de partida para discutir