Com atraso em relação a outras cidades do Paraná, Londrina começará a aplicar segunda dose de reforço para faixa etária 18+ a partir da semana que vem
Telma Elorza com assessoria
O Londrinense
Depois de esperar meses para que o Ministério da Saúde atualizasse as faixas etárias que poderiam receber a quarta dose da vacina contra covid-19, como O LONDRINENSE mostrou nesta matéria aqui, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou nesta sexta-feira (11) a liberação do agendamento para vacinação de pessoas com 18 ou mais. Londrina ficou parada no acostamento, aguardando o Ministério, enquanto cidades como Maringá já vacinam essas faixas etárias por causa da autonomia de decisão que os Municípios têm. O Município só liberou agora porque o governo do Estado decidiu fazer o que a SMS poderia ter feito (como mostramos aqui) há tempos.
A previsão é que o início da vacinação para população com idade entre 18 e 39 anos aconteça a partir do sábado (19) . A SMS aguarda o recebimento de 7 a 10 mil doses da vacina que devem chegar na quinta-feira (17). Poderão receber a quarta dose apenas as pessoas que tenham tomado a primeira dose de reforço há pelo menos quatro meses. Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, há um público estimado, a ser vacinado, de 80 mil pessoas dentro desta faixa etária.
A vacinação acontecerá como usualmente, em todas as Unidades Básicas de Saúde (SMS), por meio de agendamento pela internet. Contudo, para ampliar o acesso à vacinação, a Prefeitura fará um mutirão de vacinação no sábado da próxima semana (19), com a abertura de sete UBSs, espalhadas em diversas regiões da cidade. São elas: Jardim do Sol, Parigot de Souza, Guanabara, Armindo Guazzi, Ouro Branco, Alvorada e Vila Casoni. A expectativa é vacinar 3 mil pessoas neste dia.
O agendamento, somente para a ação do sábado já está disponível no portal do Município (clique aqui). Para agendar para os outros dias, é preciso aguardar o recebimento das doses pelo município. Lembrando que, após realizar o agendamento no site, é necessário imprimir o comprovante com QR Code para apresentar no dia e local selecionado, junto com a carteira de vacinação Covid-19 e um documento de identificação com foto.
De acordo com o secretário Machado, o município também espera receber, na quinta-feira (17), as doses da vacina pediátrica, da marca Pfizer, destinadas a crianças de 6 meses a 3 anos incompletos com comorbidades. Se isso se concretizar, a iniciação destas crianças deverá iniciar na mesma ação do sábado (19).
Foto: Arquivo/AEN