Skip to content

Intersecção da Rio Branco com Leste-Oeste está interditada a partir desta segunda (16)

A partir da manhã desta segunda-feira (16), a avenida Leste-Oeste, na área central de Londrina, estará interditada para o tráfego de veículos no trecho compreendido entre a avenida Rio Branco e a rua Recife. Segundo a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização, a interdição é necessária para dar sequência às obras de construção de um viaduto nas imediações, o bloqueio ocorrerá no sentido bairro – centro.

Em função do fechamento, o trânsito nas vias do entorno sofreu modificações. Os condutores que seguirem pela Leste-Oeste em direção à sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar) ou ao Terminal Central, por exemplo, deverão converter à direita, na avenida Rio Branco, acessando na contramão a pista comumente utilizada por quem vem da avenida Tiradentes ou da rua Quintino Bocaiúva.

Em seguida, os motoristas terão de tomar a rua Porto Alegre, à esquerda, para então virar na rua Recife e, assim, retornar à Leste-Oeste. Já para quem desce a Rio Branco rumo ao canteiro de obras instalado na Leste-Oeste, a opção será desviar à direita na Porto Alegre para, na sequência, chegar à rua Recife.

A empreiteira responsável pelas obras ficará encarregada de implantar as sinalizações necessárias na região, com a colocação de placas e demarcações no asfalto.  Além de supervisionar as intervenções, a CMTU irá monitorar a área durante os 120 dias previstos para durar a interdição.

A quem trafega pelo local ou pelas vias próximas diariamente, a recomendação do diretor de Trânsito da companhia, major Mário Celso Andrade, é que diminua a velocidade e redobre a atenção. Denúncias de infrações e solicitações de apoio podem ser registradas na CMTU pelo telefone (43) 3379-7607.

Obra – Para construção do túnel no cruzamento da Leste-Oeste com a avenida Rio Branco, estão sendo investidos R$ 32.145.365,90. Além do viaduto, o local também receberá uma ciclovia, nova rede elétrica e iluminação pública, sinalização viária e outras melhorias.

A obra iniciou em janeiro de 2021, com nova previsão de finalização e entrega para julho de 2023. No momento, a construtora TCE Engenharia, responsável pela realização dos serviços, atua na execução da estrutura de concreto armado, tirantes e pavimentação asfáltica. A rede elétrica aérea e subterrânea está sendo remanejada, bem como rede coletora de esgoto e drenagem de águas pluviais, com serviços de escavação e aterro, sinalização horizontal e corte de árvores.

O novo bloqueio do trânsito na Leste Oeste vai permitir o avanço do remanejamento das redes de energia, esgoto e água pluvial. No trecho interditado, haverá reconstrução da pavimentação asfáltica, além de estrutura de contenção em concreto armado.

No final de 2022, a TCE Engenharia reforçou a sinalização e iniciou a concretagem da laje que irá passar sobre a nova rotatória. De acordo com o engenheiro civil e fiscal da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), Fernando Valone, o trânsito neste trecho será liberado futuramente, após a execução de impermeabilização, drenagem e pavimentação da área. Segundo a última fiscalização, cerca de 48% dos serviços previstos no projeto foram concluídos.  “Com a prorrogação do prazo de entrega da obra para daqui seis meses, a construtora se comprometeu a reforçar a disponibilidade de materiais e mão-de-obra, para atender ao novo prazo”, afirmou.

Foto: Divulgação

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.