Skip to content

Idosos participam de dinâmica em grupo e passeio cultural

Dinâmica será no CCI Norte envolvendo memória, atenção, cognição e música; Já o passeio partirá do CCI Oeste para os distritos do Espírito Santo, Patrimônio Regina e São Luiz

O LONDRINENSE com assessoria

Nesta sexta-feira (30), às 9h30, haverá uma dinâmica em grupo para os idosos no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) Norte, que envolve memória, atenção, cognição e música. A atividade é aberta à participação de qualquer pessoa a partir de 60 anos, mas solicita-se que o idoso faça um cadastro, antecipadamente, no CCI, presencialmente na Rua Luís Brugin, 570 ou pelo telefone (43) 3373-0091.

Divulgação/Idoso

A assistente social da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), Gleycielle Tamires Kawana dos Santos, contou que grupo acontece toda semana, nas sextas-feiras às 9h30, cada dia com um tema diferente. “Nesta semana a atividade vai trabalhar a memória, atenção, concentração, além de estimular a comunicação, a integração social e o fortalecimento dos vínculos comunitários, uma vez que há interação entre eles para lembrar as músicas, cada um contribui e um auxilia o outro. A atividade com música também tem um caráter de expressão emocional, pois é um resgate das experiências vividas, boas lembranças que eles possuem de outras etapas de suas vidas, como infância e juventude”, explicou.

Também na sexta-feira (30), por meio do CCI Oeste, será realizado o Passeio Rota Cultural aos Distritos, onde os idosos vão conhecer os distritos do Espírito Santo, Patrimônio Regina e São Luiz. A saída será do CCI, às 9h, com previsão de retorno às 11h30. O passeio é voltado a pessoas com 60 anos ou mais.

As 30 vagas destinadas para a atividade já estão esgotadas, mas quem quiser pode deixar o nome na lista de espera, pelo telefone (43) 3375- 0334 ou WhatsApp (43) 3375-0307. Todo o passeio será feito dentro do ônibus e os idosos sairão do veículo apenas na parada para o lanche compartilhado.

Uma das coordenadoras do projeto cultural, Rosely Sonoda Gomes, contou que o objetivo da iniciativa é conhecer pontos históricos que permeiam a história dos distritos e valorizar o conhecimento da pessoa idosa ao buscar resgatar suas histórias sobre cada ponto histórico em questão. “Durante o passeio, o guia vai conversar com os idosos sobre os fatos que marcaram esses pontos (contexto histórico), em um bate-papo descontraído, por meio do qual os participantes são convidados a trocar experiências”, explicou.

Foto: Vivian Honorato

Segundo Gomes, nesta rota, o guia vai falar, por exemplo, sobre o Centro de Tradição Gaúcha (CTG), a aviação velha, a Igreja Católica do Espírito Santo e a venda dos pretos. “No patrimônio Regina passaremos pela Mata do Godoy e, por fim, o lanche compartilhado será na igreja de São Luís. Esse passeio permite que o idoso tenha contato com os distritos, conhecendo esses pontos históricos. Além disso, valorizamos o conhecimento da pessoa idosa, ao perguntar se ela tem alguma história para contar daquele local”, destacou.

No dia 30 de agosto, outros idosos participaram do passeio cultural nesta mesma rota. “Eles gostaram muito. O passeio é muito procurado, por isso as vagas esgotam rapidamente. Muitos querem repeti-lo, mas estamos priorizando os que ainda não fizeram. A ação é muito rica, por essa singularidade de ouvir os idosos e os relatos deles demonstram isso. Na viagem no dia 30 uma idosa que morou no distrito do Espírito Santo fez bastante colocações de sua infância, outra contou que a sogra aprendeu uma receita no CTG e que a receita tem feito muito sucesso nos encontros da sua família”, contou.

Foto: Vivian Honorato

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.