Skip to content

Ginastas da Unopar/GR são ouro em Pan-Americano de Ginástica Rítmica

Atletas, patrocinadas pela Prefeitura de Londrina e integrantes da Seleção Brasileira, subiram ao pódio seis vezes e trouxeram cinco medalhas de ouro e uma de prata

O LONDRINENSE com assessoria

A equipe londrinense de Ginástica Rítmica da Unopar, formada por Yumi Moryama, Nicole Pircio, Gabrielle Moraes, Julia Kurunczi e Gabriela Coradine, conquistou seis medalhas representando o Brasil no Campeonato Pan-Americano de Ginástica Rítmica. O Pan 2022 foi realizado de quarta-feira (6) a domingo (10), na Arena Carioca 1 do Parque Olímpico do Rio de Janeiro, e reuniu 294 atletas de quinze países.

Foto: divulgação

Integrantes da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica, as atletas faturaram a medalha dourada no Conjunto Geral com 62,200 pontos. O grupo brasileiro superou as principais equipes do continente, como México e Estados Unidos, e subiu pela segunda vez consecutiva no ponto mais alto do pódio.

Na série de 5 Arcos, o ouro veio com a pontuação de 33,150 – maior nota da prova em todos os dias de competição. As brasileiras ainda levaram a prata na série mista (bolas e fitas) com 29,050 pontos, ficando atrás da seleção mexicana por apenas dois décimos.

No conjunto juvenil da Seleção Brasileira, em que a atleta londrinense Yumi Moryama faz parte, os quatro dias de competições foram totalmente dourados. As jovens atletas subiram ao pódio em todas as provas em que competiram, conquistando três ouros – foram campeãs no Conjunto Geral, Série das 5 Cordas e Série das 5 Bolas.

Todas as finais foram realizadas domingo (10) na Arena Carioca 1 do Parque Olímpico do Rio de Janeiro e tiveram transmissão ao vivo pelo site oficial do Canal Olímpico do Brasil. As apresentações continuam disponíveis na plataforma, acesse pelo link.

Foto: Emerson Dias / NCom

Para o presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Marcelo Oguido, essa é mais uma grande conquista de um legado que vem sendo construído pelas ginastas de alto nível que recebem o patrocínio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe). “O que nós podemos ver é a continuidade de um trabalho que vem sendo desenvolvido pela Unopar há anos e que é motivo de orgulho para nós. Não é nenhuma surpresa as ginastas terem conquistado esses resultados, dada a qualidade e a excelência técnica de cada uma delas. Parabenizo à Unopar/GR, por ser um centro de formação de campeãs olímpicas, e agradeço ao prefeito Marcelo Belinati por ser um incentivador do esporte em nossa cidade”, completou.

Foto: divulgação

A coordenadora-geral da equipe Unopar/GR, Dayane Camilo, destacou que o resultado obtido pelas atletas é motivo de muito orgulho para a cidade. “Ver esses grandes atletas representando o Brasil em competições desse nível, como os Campeonatos Pan-Americanos Juvenil e Adulto, é um orgulho muito grande para Londrina, pois elas são fruto dos nossos esforços e dos nossos incentivos. Nós acreditamos nas nossas meninas, na preparação que elas tiveram e as expectativas foram superadas”, comentou.

A equipe de Ginástica Rítmica da Unopar, da qual as atletas fazem parte, recebe o patrocínio financeiro da Prefeitura de Londrina, por meio do Feipe. Para a categoria adulto, a Prefeitura investe R$ 30 mil, e para a juvenil outros R$ 130 mil. “Faz muito tempo que temos o patrocínio do Feipe e ele faz muita diferença. Com o valor do incentivo, conseguimos comprar as camisetas, o collant e o agasalho que fazem parte do uniforme da equipe, além dos aparelhos de ginástica rítmica, ou seja, tudo que a gente usa”, finalizou a coordenadora-geral.

Foto: Divulgação

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.