Skip to content

Discussão de edital da Lista Tríplice para Controlador do Município marca 100ª reunião do CMTCS

Conselheiros vão discutir aprovação da comissão provisória para abertura do edital com os indicados para o cargo

Telma Elorza

O Londrinense

O Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina realiza, na próxima segunda-feira (2), sua 100a. reunião ordinária com uma incumbência bem específica: a de começar preparar a Lista Tríplice para escolha do novo Controlador-Geral do Município. O cargo é de suma importância para evitar corrupção ou erros de contabilidade financeira, como a diferença dos R$97 milhões estornados nos Sistemas Tributário e Financeiro do Município de Londrina, motivo de pedido de informações à Prefeitura, feito pelo vereador Santão (PSC), como mostrou essa matéria aqui. A reunião é aberta ao público e pode ser acompanhada, a partir das 19 horas, de forma virtual por este link e também presencial, no auditório da Prefeitura de Londrina (Av. Duque de Caxias, 635, segundo andar).

E por que a importância do evento? Segundo o site da Prefeitura, a Controladoria-Geral do Município é o órgão ligado diretamente ao Chefe do Poder Executivo, que tem como missão institucional estabelecer metas de Controle Interno, em conformidade com a Constituição Federal, com a finalidade de fiscalizar de forma prévia, concomitante e posterior os atos administrativos, bem como a preservação e a aplicação correta dos recursos disponíveis, em atendimento ao programa de governo e zelando pelos princípios que regem a administração pública.

Em Londrina, foi criada através da Lei Municipal nº 2.300, de 20 de setembro de 1973, na estrutura do Poder Executivo, à princípio como Auditoria Interna, com a atribuição de fiscalizar as ações desenvolvidas  ela Administração Direta e Indireta através de auditorias de rotina e/ou denúncias. Em 2004, por orientação do Tribunal de Contas do Estado, a Auditoria Interna foi transformada em Controladoria-geral do Município e implantado o Sistema de Controle Interno no Município de Londrina.

A atribuição da elaboração do edital e da própria lista tríplice é do CMTCS desde o Decreto Municipal n.º 1655, de 30 de Dezembro de 2014. Nesta reunião, será feita aprovação de Comissão Provisória para abertura do 3º Edital da Lista Tríplice de indicação do Controlador Geral do Município. O Executivo terá até dezembro deste ano para nomear o novo controlador-geral.

Foto: Arquivo/Emerson Dias/N.COM

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.