Skip to content

12º. Dia da Sergipe: evento acontece neste sábado (16)

Festa oferecerá serviços gratuitos e programação cultural diversificada, das 9 às 14 horas

O LONDRINENSE com assessorias

O sábado (16) vai ser marcado por muita festa, pelo menos na Rua Sergipe (centro). A partir das 9 horas, a rua será palco da 12ª edição do Dia da Sergipe, um dos maiores eventos de rua do calendário oficial do Paraná. Organizado pelo Núcleo da Rua Sergipe do Programa Empreender da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), o evento tem a expectativa de receber mais de 50 mil pessoas. A edição do evento acontece das 9 às 14 horas, ao longo de cinco quadras, entre as rua Minas Gerais e Hugo Cabral.

LEIA TAMBÉM

No perímetro delimitado, serão montadas tendas oferecendo serviços gratuitos, oferecidos por diversas entidades, relacionados à estética e saúde, recreação para crianças e orientação sobre saúde e cidadania. Entre as atrações, estão cortes de cabelo, aferição de pressão e glicemia, maquiagem, esmaltação, avaliação nutricional, conscientização da causa animal e até orientação sobre emprego e empreendedorismo. A programação cultural terá início às 10 horas, na Tenda da ACIL, com apresentações variadas, incluindo música e até um mini concurso de Cosplay para encerrar o evento.

Dia da Sergipe: Delegacia da Mulher 24 horas

Além de toda festa, o Dia da Sergipe vai também ter seu momento de reivindicação. O Conselho da Mulher Empresária (CME/ACIL) estará promovendo um abaixo-assinado, para que a Delegacia da Mulher de Londrina passe a funcionar 24 horas. Atualmente, a delegacia funciona em horário comercial em dias úteis. Porém, a Lei 14.541/23 determina o funcionamento ininterrupto das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, 24 horas por dia, 7 dias por semana, incluindo feriados.

Dia da Sergipe terá uma série de entidades oferendo serviços gratuitos e orientações, além de música e diversão
Dia da Sergipe – Foto: Divulgação

Em nota, o CME aponta que “grande parte das agressões contra mulheres acontece fora do horário comercial e aos finais de semana/feriado, acreditamos na relevância de essas delegacias especializadas funcionarem de acordo com a lei”. O posto de coleta de assinaturas estará localizado entre as ruas Pernambuco e João Cândido.

A Universidade Estadual de Londrina (UEL), além de ofertar outros serviços à comunidade no evento, , também estará com equipes de projetos de forte interação social como os núcleos Maria da Penha (Numape), de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ) e de Atendimento de Violência Doméstica na Delegacia da Mulher (Nuavidem) para esclarecimentos sobre a rede de atendimento e as diversas formas de enfrentamento da violência contra as mulheres.

Trânsito será desviado

Das 9h às 14h, o tráfego de veículos na Rua Sergipe será interditado no trecho entre Rua Mato Grosso até a Pernambuco. As ruas transversais ficarão liberadas para cruzamento, ou seja: ruas Minas Gerais, Rio de Janeiro, Avenida São Paulo, João Cândido.

No transporte coletivo, os ônibus que saem da Rua Brasil farão o seguinte trajeto: subirão pela Sergipe, Mato Grosso, Leste Oeste, Pernambuco, Benjamin Constant, Terminal Central. Os carros que vêm pela Mato Grosso, seguirão Mato Grosso, Leste Oeste, Pernambuco, Benjamin Constant, e Terminal Central.

Os carros que sobem a Celso Garcia Cid e vêm pela Mato Grosso, seguem reto a Mato Grosso, ingressam na Leste Oeste, Pernambuco, Benjamin Constant, até o Terminal Central.

Veículos, como os da região leste, que vêm pela Duque de Caxias, entram na Sergipe, Mato Grosso, Leste Oeste, Pernambuco, Benjamin Constant, Terminal Central.

Durante todo o evento, os pontos de ônibus da Rua Minas Gerais (Calçadão) e da Rua Sergipe (esquina com Rua Minas Gerais) ficarão desativados. Dessa forma, os usuários deverão embarcar no ponto anterior ou no ponto posterior.

Os carros que saem do Terminal Central e que, regularmente, sobem a Minas Gerais, irão reto pela Avenida São Paulo, Alameda Miguel Blasi. E a linha 806 seguirá reto pela Rua Pernambuco, Pio XII, Higienópolis.

Foto: Arquivo/Emerson Dias/N.COM

Leia também – Série Feiras Culturais: Okupa

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.