Clube do Carro Antigo questiona data de projeto que institui Dia do Antigomobilista

clube-do-carro-antigo

Ofício foi encaminhado à Câmara alertando para o fato que data escolhida impede comemorações com encontros

Telma Elorza

O LONDRINENSE

Fazer leis comemorando datas é fácil para os vereadores de Londrina. Difícil é ouvir os principais interessados nas homenagens. Um projeto de lei (PL) nº 24/2022, de autoria do vereador Matheus Thum (PP), foi votado em primeiro turno, na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Londrina sem que os principais interessados soubessem. E isso criou um problema.

O projeto institui o Dia Municipal do Antigomobilista no Calendário Oficial do Município e define o dia 3 de outubro como data das comemorações, com realização de eventos como exposições de carros antigos restaurados, divulgações por meio de mídias sociais, debates e palestras de conscientização nos clubes, associações e escolas públicas. No entanto, O LONDRINENSE recebeu um ofício do Clube do Carro Antigo de Londrina (CCAL), que também foi encaminhado à Câmara, informando que a data é extremamente inconveniente para todas essas atividades. O vereador quis agradar e desagradou, porque não tomou o cuidado básico de ouvir uma das mais antigas associações de antigomobilistas do Município, com quase 30 anos de atividades.

Segundo o ofício encaminhado ao jornal, a entidade só tomou conhecimento do projeto de lei depois de sua aprovação em primeiro turno e considerou a data escolhida imprópria para o meio antigomobilista. Considerando que o Clube do Carro Antigo de Londrina é uma grande representante (provavelmente a maior da região Norte do Paraná) das atividades antigomobilistas, reunindo parcela significativa dos colecionadores locais e regionais (das diversas classes sociais), vem manifestar-se a respeito da data escolhida para tal homenagem (03 de outubro)”.

O ofício explana as razões pela quais a data deveria ser outra:

  • 03 de outubro, salvo um ano ou outro, coincidirá com dia de expediente normal (segunda a sexta), o que dificultará a realização de muitas das atividades comemorativas e/ou a participação de envolvidos e de parcela do público. Entidades e Clubes que participam do meio Antigomobilista entendem perfeitamente que não se realizam eventos de veículos antigos e comemorações em data que não sejam feriados ou finais de semana, justamente para permitir que os Antigomobilistas, e o público em geral, possam ter mais liberdade para participar e visitar. Este fato pode ser confirmado com simples consultas na Internet ou junto a clubes oficiais de veículos antigos.
  • 03 de outubro, como é dia incluso na primeira semana do mês de outubro, eventualmente coincidirá com data de Eleições, conforme previsto na Constituição Federal (Art. 28…). Uma data, portanto, que seria imprópria para realização deste tipo de evento, por vários motivos de conhecimento público.

E sugere ainda que a data seja alterada para 12 de outubro (feriado) ou outra qualquer que coincida com feriados e “que não se apresente como um feriado inconveniente para tal evento. E pede ainda que “haja mais debate a respeito desse projeto e que envolva as entidades locais mais representativas do setor.”

Confira o ofício na íntegra:

O LONDRINENSE procurou o vereador Matheus Thum, mas, por causa do feriado prolongado, não conseguiu contato. O espaço está aberto para a manifestação do vereador, assim que for possível.

Foto: Clube do Carro Antigo/Facebook

Compartilhe:

Uma resposta

  1. Ano eleitoral vira corrida maluca para caçar votos de qualquer maneira.
    Agora, não consultar e definir uma data com os interessados foi o fim da picada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

Opinião

A falsa premissa da economia e o retrocesso

Reunir em uma única estrutura administrativa as Secretarias Municipais de Assistência Social, de Políticas para Mulheres e do Idoso é um imenso retrocesso. Nem a premissa de economia se mantém, porque os custos sociais serão maiores

Leia Mais
plugins premium WordPress