Skip to content

Biblioteca terá programação de férias entre 16 e 26 de janeiro

As atividades incluem diversas oficinas e contações de histórias, todas com inscrições gratuitas

O LONDRINENSE com assessoria

Com o objetivo de promover a formação de jovens leitores em Londrina, a Diretoria de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) realiza uma programação de férias especial para a comunidade. Voltada a crianças, bem como seus pais e responsáveis, a iniciativa começará nesta terça-feira (16) e se estende até o dia 26 de janeiro (confira a agenda abaixo). Todas as atividades são gratuitas e serão realizadas na própria Biblioteca, localizada na Praça 1º de Maio, Centro, ao lado da Concha Acústica. Para participar, é preciso fazer as inscrições previamente, por meio do telefone (43) 3371-6603.

Entre outras atrações, a programação contará com oficinas práticas, contação de histórias e atividades de desenho.

Segundo a diretora de Bibliotecas da SMC, Leda Araújo, a iniciativa é realizada todos os anos, a fim de despertar o interesse das crianças pela leitura e, consequentemente, pela literatura. “São atividades diversificadas para atender ao trabalho educacional e proporcionar um momento de recreação, reflexão de valores e brincadeiras para as crianças”, sublinhou.

A Diretoria de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura oferece uma programação especial de férias para crianças e pais, com início nesta terça (16)
Divulgação

Os momentos de aprendizado e diversão terão sua estreia nesta terça-feira (16), às 10h, com a oficina de Versos Fantásticos, mediada pelo jornalista, poeta e pesquisador, Valdir Grandini. Durante a atividade, os presentes serão convidados a participar de uma roda de criação coletiva, a fim de ver nascer uma grande poesia.

Tendo o propósito de desenvolver a criação poética junto às crianças, a oficina foi pensada e colocada em prática pela primeira vez em 2012. Desde então, vem realizando trabalhos com pais ou responsáveis, educadores e com as próprias crianças. Segundo Grandini, é muito importante que essas ações também envolvam quem está próximo às crianças, porque isso ajuda a compreender o papel da poesia na imaginação.

De acordo com o ministrante, a oficina aborda a linguagem literária nonsense que surgiu a partir dos autores Edward Lear e Lewis Carroll. Essa linguagem é baseada na imaginação, na fantasia e no desafio de fugir ao sentido comum, fazendo brincadeiras com foco no fantástico e na forma das palavras, entre outras técnicas.

“Eu uso muito a estrutura dos limericks, que envolvem a criação de um verso fantástico com situações fantásticas, e convido as crianças a fazerem isso através de uma série de jogos e brincadeiras”, finalizou.

Programação 

– 16/01, às 10h: oficina de Versos Fantásticos com Valdir Grandini

–  17/01, às 9h30: contação de história sobre os livros “3 pernas” e “Pintinho Fofinho” e oficina de jogo de tabuleiro com mediação de Tiago da Fonseca

–  18/01, às 10h: oficina “O Livro é o Melhor Remédio”, sobre a obra “A caixa de Pandora”, com Leda Araújo e Lusenir de Oliveira

–  22, 24, e 26/01, das 14h às 16h: oficina de criação e produção de histórias em quadrinhos com o professor Eloyr Pacheco

–  23/01, às 9h30: contação de história sobre o livro “A Semente da Verdade” e confecção de um planner. Evento conduzido por Val Irene. 

Foto: Emerson Dias/N.COM

Leia também – Monitorando o futuro de adolescentes

Siga O LONDRINENSE no Instagram: @olondrinensejornal

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.