Resfriado, pneumonia ou Covid-19? Como saber diferenciar as doenças respiratórias?

covid-19-4969674_1920

No inverno há uma incidência maior de doenças respiratórias e é preciso saber diferenciá-las

O LONDRINENSE com assessoria

O inverno se aproxima e, com ele, uma incidência maior de doenças respiratórias. Entre elas, resfriados e pneumonias. Desde o ano passando, entretanto, uma nova doença entrou para o radar das pessoas: a Covid-19, que tem sintomas semelhantes aos de resfriados comuns e sazonais. Mas, como saber diferenciar umas das outras e quando procurar um atendimento médico mais especializado?

Tosse, coriza e mal-estar são sintomas também associados a resfriados comuns. Todavia, quando esses sinais evoluem para dificuldade de respirar, respiração curta ou falta de oxigenação, então é hora de ir para o hospital. “Essas podem ser evidências de uma pneumonia, uma doença mais grave que o resfriado, e um dos estágios mais graves da Covid-19”, ressalta o médico pneumologista Elias Ribeiro.

De acordo com ele, a partir de qualquer sintoma que pode confundir um resfriado comum com a Covid-19, é preciso monitorar. “Se a pessoa apresentar tosse, febre, dores de garganta, dores de cabeça e até uma sensação de fadiga, pode ser apenas efeitos do vírus da influenza. Mas, a Covid-19 é uma infecção respiratória grave que também começa com esses sintomas leves, principalmente febre e tosse seca. No entanto, com sua evolução, acaba provocando falta de ar”, diz o especialista.

Em todos os casos, o uso de máscaras de proteção facial, a aplicação de álcool em gel e o distanciamento social são medidas eficazes de prevenção à transmissão de qualquer doença respiratória. “Essas práticas, definitivamente, vieram para ficar. Habituamo-nos a esses cuidados forçados pela pandemia do coronavírus, mas, temos de ter a consciência de que, agora e sempre, protegeremos uns aos outros”, ressalta Elias.

Foto: Pixabay

Compartilhe:

Uma resposta

  1. Reportagem boa mas, confesso que não temos estatística ou estudo de em qual fase o paciente foi ao médico antes de ter sido internado ou entubado pois, se estiver com falta de ar já estara em estágio avançado e com possível complicação pulmonar uma vez que casa indivíduo responde diferentemente nos três casos mencionados, resfriado, pneumonia ou Covid, principalmente os casos de comorbidades ou alérgicos. Acho mais certo ser Covid quando afeta olfato ou paladar, já que só a Covid afeta estes sentidos, além dos demais, garganta e dores no corpo, dor de cabeça. A febre também é um sintoma de estágio avançado. Enfim. Falta estudo. Só quem passou pela Covid sabe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

plugins premium WordPress