Skip to content

Cactus e suculentas: como cuidar?

Enfim, como cuidar dessas plantinhas que dão um charme especial para qualquer ambiente?

Mirella Fontana
O LONDRINENSE

Eu confesso, não levo jeito com plantas! Até cactus morre na minha mão! É água demais, é água de menos… meu jardim de 1 metro quadrado só sobrevive porque a grama cresce sozinha.

Pensando que eu não posso ser a única pessoa no mundo que é um desastre com as plantas e também em tomar vergonha na cara e ter um jardim lindo e verdinho como o das minhas vizinhas e amigas, resolvi ir atrás do que dizem ser mais fácil de cultivar, cactus e suculentas.

Então, segue um pouquinho do que tenho aprendido, que talvez possa ajudar vocês também.

Você sabia que todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é um cacto?

Sendo assim, é possível imaginar como funciona a sobrevivência de um cacto: muito sol e pouca água. Essas plantas precisam ficar em algum lugar bem ventilado onde bata sol, ou em um local em que você possa abrir alguma janela algumas horas por dia. Suculentas e cactos amam raios solares!

COMO REGAR? 

Cuidado também para não afogá-las! Uma colher com água por semana, para vasos pequenos, é suficiente. Se o vaso for maior, duas colheres. O importante é não deixar as raízes empoçadas – ela deve estar sempre úmida, mas nunca encharcada, senão apodrece. Não jogue água em toda planta, faça isso somente na terra.

Como saber se a planta precisa de água? Coloque seu dedo na terra. Se ele sair sujo, ainda não é preciso regar. Saindo seco, você pode colocar água, como descrito acima.

Dica: Para que sua planta viva por muito tempo, os vasos devem ter escoamento, ou seja, um buraquinho por onde sai o excesso de água, senão ela pode morrer.

Pedrinhas brancas pra decorar, melhor não colocar!

Outra forma comum de decorar os vasos com cactos e suculentas são aquelas pedrinhas brancas bem pequenas. A verdade é que estas pedras não fazem muito bem para elas. São mármore picado que, quando molhados, liberam um pó que vai mantando a planta aos poucos.

Uma dica importante, se você mantiver seu cacto ou suculenta em vasos pequenos, a raiz permanece pequena e a planta também se manterá assim. Se você transferi-la para um vaso maior, a raiz ganha espaço e, consequentemente, a planta aumenta.

Não esqueça de adubar! É importante todos os meses adicionar nutrientes para renovar o material orgânico da planta. Procure em lojas de jardinagem.

Imagens: Adobe Stock

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.