Tem fornecedor de todo tipo. Ágil, prestativo, enrolado… Essa é a maior reclamação que recebo como assessora: de que o fornecedor não responde mensagens, e-mails, de que não manda orçamento, disponibilidade de datas.
O ideal é fugir dos “enrolados”, mas como saber? Buscando referências com o assessor, amigos que já se casaram, conhecidos e até pelas redes sociais. Nada e nem ninguém passa imune hoje em dia. Ser recomendado por alguém já é um grande diferencial.

Se você contratou um assessor, ele já vai avisar de antemão se aquele fornecedor é enrolado e vai lhe orientar ou não a contratá-lo. Se você optar pela contratação, é o assessor que vai lidar diretamente com ele.
Eu, como assessora, sou transparente. Se já trabalhei com o “enrolado”, sempre aviso os meus clientes sobre a agilidade do fornecedor. Se não o conheço, aviso também. Afinal, o trabalho dele vai afetar diretamente o resultado final do meu.
Mas se você é adepto do “faça você mesmo” e vai cuidar pessoalmente dos preparativos, tenha em mente que vai precisar ter paciência e disposição pra correr atrás desse “enrolado”, seja por telefone, mensagem ou pessoalmente. É difícil, mas no fim acaba dando certo.
É preciso deixar bem definido por contrato quais os serviços que esse fornecedor vai prestar para você. O ideal é que tudo esteja bem detalhado para que não haja nenhum mal-entendido depois. Quantidades, tempo de prestação de serviço, tudo deve ser bem especificado. Afinal, se você contratou decoração nos tons de rosa, não adianta ele vir com tons de azul, que não foi o combinado.

Independentemente da área de atuação do fornecedor, vale lembrar não é porque ele é “enrolado” que não é competente. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Tem muita gente “enrolada” por aí que entrega serviços e produtos de primeira.
Então, a dica é avaliar se vale a pena o estresse de lidar com um “enrolado”, se compensa. Coloque na balança os prós e contras e seja feliz.
Tira-dúvidas
1- Como personalizar meu evento? Qual a última tendência?

R- Sempre digo que a criatividade em eventos é ilimitada. Você pode personalizar tudo o que você quiser: convites, menus, tags, itens da caixa de lavabo, plaquinhas de identificação, doces, lembrancinhas, presentes para os padrinhos, pista de dança.
Mas a tendência mais recente que vem ganhando espaço é a aromatização, a identidade olfativa. Aqui em Londrina, a Ale Vidotti oferece esse serviço que está conquistando muitos casais. A Ale orienta os noivos a escolher o aroma de acordo com a personalidade dos dois, o tipo do evento, horário, local… tudo é levado em conta na hora da definir a essência.

E a identidade olfativa inclui o difusor de varetas, o aromatizador spray usado durante a festa, sabonete líquido, velas aromáticas na decoração e agora o indispensável álcool gel. Em breve, vou falar mais de personalização em um artigo exclusivo sobre isso. Aguarde!
Tem alguma dúvida? Mande no email ascasamenteiras@gmail.com
Juliana Takaoka

Jornalista com mais de 20 anos de experiência em televisão. Foi repórter, produtora e editora de textos em várias emissoras no Paraná. Desde 2009 é assessora/ organizadora de eventos, à frente da As Casamenteiras, que realiza festas em Londrina e região
Foto Principal: Yellow Studio