Seu Dia a Dia – Alice no País das Maravilhas e planejamento

alice1

Você já deve já ter assistido ou lido a respeito da fábula de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, professor de lógica e matemática (1832-1898), um clássico da literatura infantil. Em certo momento Alice estava perdida quando se deparou diante de uma encruzilhada.

Ela encontra o mestre gato em cima de uma árvore, e eis o diálogo, cuja obra foi reproduzida pela Walt Disney na década de 50 (veja trecho):
– Você é um gato?

– Um mestre gato (sua imagem estava desaparecendo para ela).

– Oh!! espere, não vá, espere… eu só queria saber que caminho tomar?

– Oh!! isso depende do lugar onde quer ir.

– Isso realmente não importa, desde que…

E o mestre gato logo interrompe: – Então não importa o caminho que tomar.

Moral da história: para quem não sabe a onde quer chegar, qualquer caminho serve, ou seja, sem qualquer objetivo, sem planejamento.

Certamente, em algum momento das nossas vidas, agimos assim e muito provavelmente você conhece pessoas que tem esse comportamento e atitude, não é verdade?

Considerando esse assunto, penso o quanto é necessário ter um bom planejamento, nesse caso, direcionando para nossa educação financeira familiar e pessoal.

Na última coluna falei sobre a técnica Smart, lembra? Trata-se a respeito de como você pode traçar seu objetivo financeiro de modo muito simples, que deve ser específico (S), deve ser mensurado valor (M), deve ser avaliado se é alcançável (A), deve ser avaliado se é relevante (R) e por fim deve ter um prazo determinado (T).

E como lidar com isso? Warren Buffett (1930 – ), um dos maiores investidores da bolsa de valores do mundo, cita que, quanto mais você estudar um determinado assunto, melhor auxiliará no planejamento e maiores são as chances de reduzir os riscos na tomada de decisão.

Por esse motivo, investir em conhecimento são os melhores juros para auxiliar em um melhor planejamento na proposição dos objetivos e metas.

Lembrando que objetivos e metas tem propósitos diferentes: objetivo é aquilo que se pretende alcançar e meta é a definição em termos quantitativos e com prazo determinado.

Certamente, sabendo aonde se deseja chegar, todos os demais passos serão melhores definidos e ainda mais, você traçará as melhores alternativas em relação às rotas desejadas.

Não vamos fazer como a Alice. Portanto, estude, faça cursos. Tem dificuldade de planejamento? Procure por um profissional de confiança ou busque indicação.

Fica a dica. Mande sua sugestão de pauta. Uma ótima semana! Gratidão.

Cláudio Chiusoli

Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste /PR. Economista formado pela UEL. Pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR. Facebook: fb.me/claudio.luiz.chiusoli
Instagram: @claudio.chiusoli
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/claudio-chiusoli-50819531
Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com. Acompanhe meu canal do 

Foto: Reprodução

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

plugins premium WordPress