Para festejar a marca com muito humor, serão apresentados cinco espetáculos já consagrados pelo público a partir desta quinta (8)
O LONDRINENSE com assessoria
Esbanjando irreverência, de nariz vermelho e falando sem parar, o palhaço Ritalino completa 15 anos dedicados à arte do riso com uma agenda cheia de apresentações em Londrina. Ritalino, que desde 2009 proporciona alegria e diversão a crianças e adultos, vai realizar uma maratona de espetáculos a partir desta quinta (8) para comemorar este importante marco.
LEIA TAMBÉM
Segundo o ator Tiago Marques, que dá vida ao palhaço Ritalino, serão 10 apresentações de seus espetáculos: “O melhor show do mundo, na minha opinião”, “In Concertina”, “O Carteiro”, “Ritalino e o Quinteto Incompleto” e seis sessões de “O AstroLabia”. A programação vai percorrer a UEL, Vila Cultural Flapt e Tangará, e espaços abertos como praças e a Concha Acústica.
“A proposta é mostrar o repertório, os diferentes trabalhos que apresentamos pelo país e dessa forma brindar junto ao público londrinense essa marca tão importante, muito significativa, dos 15 anos”, conta ator Tiago Marques. “Nesse tempo tivemos dificuldades e sucessos, a realização de sonhos e a criação de novos sonhos, alegrias e tristezas, mas principalmente tivemos o imenso prazer de ver tanta gente diferente rindo conosco.”
Estudo e dedicação
Graduado em Artes Cênicas pela UEL e mestre em Artes da Cena pela UNICAMP, Tiago Marques se dedica intensamente a pesquisa da linguagem do palhaço. Sua formação inclui incursões em oficinas, treinamentos e workshops. Em 2017, fez residência artística na CAL Clown, na Espanha, e nesse mesmo ano realizou turnê internacional com seus espetáculos. Concluiu seu mestrado e agora faz doutorado pela Unicamp.
Além de seu trabalho solo, atuou no Plantão Sorriso, programa que leva alegria às crianças nos hospitais de Londrina, fez parcerias com outros artistas e com sua habilidade aliviou a tensão de muita plateia, fazendo todo mundo rir. “Essas palhaçadas nos permitiram estar em dezessete estados brasileiros e em cinco países. Já foram muitas trapalhadas e risadas. É um prazer diário pensar que esse ofício é sutilmente percebido e tão essencial para nossa vida.”
Bocó e atrapalhado
O palhaço Ritalino utiliza suas habilidades de canto, dança e música para potencializar suas performances e criar personagens e espetáculos divertidos. Utiliza o humor e o improviso para interagir com o público. Porém, mesmo com 15 anos dedicados à diversão, Ritalino não se considera ainda um palhaço pronto.
“Como o palhaço representa o ser humano, na sua mais errante potência, acho que ele nunca é maduro, é constante apenas na mudança, é maleável pelo acontecimento cotidiano, sempre solicitando nosso olhar mais humano. Se num assunto parece maduro, no seguinte já é imaturo, bocó, falho, mas tem uma das mais singelas qualidades observadas nas crianças: sempre recomeça, não desiste, segue tentando de outras formas”, reflete Tiago Marques.
Aniversário do Ritalino
Os eventos para a celebração dos 15 anos do palhaço Ritalino não param por aí. De acordo com o ator Tiago Marques, um novo espetáculo já está sendo preparado e vai estrear em breve: “Teremos mais a frente um trabalho novo que será pontual: durará uma única temporada e será o ‘aniversário do Ritalino’, mas sobre isso, a gente conta mais pra frente.”
Agenda:
15 anos do Palhaço Ritalino
Programação dos espetáculos
08/08: O AstroLábia – Ceca, UEL (Horários: 11h, 12h, 15h, 16h e 17h)
17/08: In Concertina – Norte Cultural – 19h
18/08: O MELHOR SHOW DO MUNDO… na minha opinião – Praça da Família – 17h
23/08: O Carteiro – Vila Cultural Barracão Tangará – 19h
24/08: Ritalino & O quinteto incompleto – Concha Acústica – 19h
RITALINO E O QUINTETO INCOMPLETO: Improvisador, ousado, compositor e sem receio de arriscar, o palhaço Ritalino agora espera sua banda chegar! Está tudo preparado para o grande espetáculo com muita música e poucos músicos. As composições brindam a alegria de ser palhaço e as possibilidades de se divertir com as coisas que nos cercam, como nossos animais de estimação e os bichos que encontramos no nosso dia-a-dia, tudo se pode cantar se tivermos músicos e palhaços para nos acompanhar. “Ritalino e o quinteto incompleto”, é uma homenagem aos palhaços e palhaças deste país!
O MELHOR SHOW DO MUNDO: Antes que o show comece, Ritalino chega abrindo caminho pelos locais mais inacessíveis, pois está na hora de vender pipocas ao respeitável público! Após a venda, Ritalino também quer ver o show. Porém, não há artistas, e sem artistas, não tem show! Sem show o público vai embora e, sem público, o pipoqueiro não fatura! Então, para garantir a venda da noite, Ritalino tem que subir ao palco. Como vê o show toda noite, será fácil. Ao menos é o que ele pensa… A interação com o público acontece a todo o momento de maneira confortável, pois sempre quem se dá mal é o próprio Ritalino. O espetáculo é leve e quentinho, como pipoca, ao menos na minha opinião.
O CARTEIRO: O espetáculo mostra um recorte do dia a dia de um carteiro. Enquanto o dia passa, o carteiro entrega cartas, nem sempre encontra o endereço, as vezes encontra apenas um cão raivoso. Ele se relaciona com caixas e pessoas e vai criando relações cômicas e poéticas por onde passa. Não precisa consultar o rastreio toda hora: o Carteiro tá chegando!
ASTROLÁBIA: Palhaço Ritalino, ou melhor, Ritalin Bikanka Shantala, mergulha em um retiro místico esotérico espiritual em sua pequena tenda, onde busca demonstrar todos seus estudos a respeito de si, dos astros, das estrelas e do bom humor. O destino se pronuncia por meio de uma mensagem trazida pelos ventos e a magia de estarmos juntos abre um portal para prever o futuro e ajudar os reles mortais. Movido por esse dom, exibe-se nessa consulta alto astral com magias, mistérios, truques e muitas palhaçadas.
IN CONCERTINA: No espetáculo, o palhaço Ritalino, munido de sua concertina musical, realizará um concerto. Como as coisas não saem como o esperado, Ritalino inicia uma saga para vencer os obstáculos que surgem. O palhaço vive uma batalha que envolve partituras e bombas, melodia e marreta, o trágico e o cômico. Mesmo com a aparente falta de sorte, o palhaço realiza um concerto emocionante, levando a plateia ao riso e ao onírico. In Concertina trata da metamorfose, do efêmero. Daquilo que é extremamente delicado, mas que antagonicamente traz uma força extraordinária. E como tudo no mundo e na vida finda, talvez, mais cedo do que gostaríamos de imaginar.
Foto principal: O MELHOR SHOW DO MUNDO… na minha opinião/Fábio Alcover