Tratamento estético é tudo igual?

Beautician's hands doing massage for the female leg - close-up

Por Renata Vasconcelos

Uma dúvida muito comum: tratamento estético é tudo igual? Não, minha gente, existem tratamentos distintos para diferentes queixas e, como falamos na semana passada, uma avaliação mal conduzida pode levar a uma conduta errada e, consequentemente, a uma frustração com o resultado recebido.

Vou dar um exemplo que comumente acontece no meu dia a dia clínico: paciente com queixa de retenção de líquidos nas pernas, sensação de peso, edema bem expressivo e celulite já sendo instalada, chega com relato de ter feito massagem manual e parado o tratamento pelo fato de não ter suportado a dor que sentia nas manobras que recebia.

Foto: Freepik

Gente, para tudo! A indicação para o quadro que relatei acima é de Drenagem Linfática Manual (DLM), que é uma técnica suave, lenta, ritmada, muito confortável e eficiente. Sendo assim, o que justifica o comentário feito pela paciente em questão? Escolha de técnica errada?

Exatamente isso. Provavelmente, por já aparentar algumas celulites, a técnica escolhida foi a Massagem Modeladora, que por sua vez é mais rápida, vigorosa e profunda. Entendendo as diferenças entre elas fica claro a queixa, não é?

Trouxe, neste exemplo, algo muito simples que, apesar do desconforto, não traz grandes consequências, com a finalidade de responder de forma concreta que existem tratamentos estéticos para inúmeras queixas, e que se mal conduzido pode trazer danos ao paciente que está se submetendo.

A paciente que estamos usando de exemplo até pode, em momento específico, receber ambas as técnicas, e inclusive a associação estratégica vai ajudar não só com os sintomas como também com a aparência dos membros inferiores (MMII) no geral.

Entenda, cada técnica tem sua função específica e, se bem associada, no momento correto, com respeito a fisiologia do corpo e na busca em entregar o melhor resultado, é sempre muito bem-vindo e traz resultados assertivos e de bem-estar indescritível!

Gostou destas informações? Vamos trazer muitas outras. A cada semana tenho por intensão desmistificar a estética e aproximá-la da sua realidade, a fim de lhe conectar cada dia mais com a sua melhor versão. E, se a busca com tratamentos estéticos nunca foi parte do seu dia a dia, mesmo tendo algo que deseja melhorar no seu rosto, corpo ou cabelo, com essa leitura semanal, tenho plena convicção que sua segurança em tornar cuidados estéticos parte da sua rotina vai ser algo leve, confortável e de muito aproveitamento.

Se você chegou até aqui nesta leitura e deseja mais informações sobre algum assunto da área de estética, me coloco à disposição. Meus canais de comunicação estão logo abaixo. Mande suas dúvidas.

Renata Aparecida Vasconcelos

Empresária, Esteticista e Biomédica Esteta. Especialista em Acupuntura e Estética Facial e Corporal. Autoridade em Ciências da Estética. Professora em alguns cursos de especialização na área de estética. Me siga nas redes sociais @clinicaresultestetica
@renataaparecidavasconcelos

Foto:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

Opinião

Vaticano: o perigo do retorno ao conservadorismo

Há um risco real de retrocesso na Igreja Católica com a sucessão do Papa Francisco, que foi um líder progressista, defensor dos pobres e inclusivo com os LGBTQ+, o que gerou forte oposição do conservadorismo mundial. Agora, com a possibilidade de eleição de um Papa conservador, teme-se a reversão dessas conquistas.

Leia Mais
plugins premium WordPress