Por Renata Vasconcelos
Tem sido bem comum esse tipo de assunto nas rodas de amigos atualmente, visto que vários fatores da vida moderna têm funcionado como um “gatilho” para a redução de quantidades de fios e miniaturização dos mesmos.
E a explicação é muito simples, nosso couro cabeludo é nutrido por estruturas relacionadas às nossas camadas da pele, o folículo piloso tem sua matriz germinativa irrigada por nutrientes advindos em especial da nossa circulação sanguínea, nosso sangue carrega muitos nutrientes essenciais para a manutenção da nossa pele e todos os anexos a ela intimamente ligados. Se algum motivo faz com que essa chegada de nutrientes diminua, perceberemos então essa queda sendo aumentada.
Cair fios de cabelo é bom e saudável, faz parte do processo natural. Temos em média de 100.000 a 150.000 fios de cabelo em nossa cabeça e é comum uma queda de 1% ao dia, os seja, de 100 a 150 fios por dia.

Vou deixar aqui uma curiosidade:
A velocidade de crescimento dos fios no couro cabeludo é de apenas 0,35mm/dia, resultando em 1cm/mês, porém, se pensarmos em 100.000-150.000 fios de cabelo – a produção diária da proteína de queratina pode chegar a 35 metros! Fica claro que é de extrema importância também para a saúde no nosso couro cabeludo uma boa alimentação e uma irrigação de nutrientes eficiente.
“Mais Renata, caia muito menos, e agora cai demais”. Podemos estar diante de um processo chamado de Eflúvio Télogeno, que é um “desarranjo” em toda a estrutura, que desalinha nosso padrão natural e uma das principais causas de queda de cabelo. A esse evento é necessário tratamento, uma vez que o Eflúvio pode se tornar crônico. Neste caso, o equilíbrio se torna mais demorado e com algumas sequelas já sendo percebidas.
“Por que esse tal de Eflúvio começa?”
A vida moderna, ahh, essa tal vida moderna, muita correria, estresse, má alimentação, indivíduos em dietas hipocalóricas, processos inflamatórios, uso de determinados tipos de medicamentos, alterações hormonais, entre alguns outros fatores fazem com que esse padrão natural de queda seja desequilibrado e aumentado.
Complicado, não é? Quase que uma regra: se estamos vivendo podemos estar despertando o Eflúvio em nosso couro cabeludo. Mas acalme-se, a estética tem muitos e eficazes tratamentos para ajudar, desde a indicação de shampoos, tônicos e cápsulas para o uso em home care (na sua casa), como tratamentos realizados que equilibram a nutrição, acalmando assim a queda e revertendo o quadro.
Na próxima semana, falaremos sofre e Alopécia Androgénetica, popular calvície, e qual a relação do Eflúvio com ela.
Grande abraço e ótima semana.
Renata Aparecida Vasconcelos


Empresária, Esteticista e Biomédica Esteta. Especialista em Acupuntura e Estética Facial e Corporal. Autoridade em Ciências da Estética. Professora em alguns cursos de especialização na área de estética. Me siga nas redes sociais @clinicaresultestetica
@renataaparecidavasconcelos
Foto: Freepik