Na série Bolsas de Valores, comentei na coluna anterior como identificar o seu perfil investidor, se está mais voltado para arrojado, moderado ou conservador. Uma ferramenta útil para auxiliar no seu planejamento de investimento em função das alternativas existentes no mercado. Dando sequência, deixo mais uma definição. O que é um ação?
Elas representam uma fração do capital social de uma empresa. Isso mesmo, ao adquirir uma ação, você se torna investidor e sócio ao mesmo tempo da empresa. Significa agora que é considerado um acionista minoritário.
A partir da posse da ação, você começa a participar dos resultados da empresa caso ela tenha lucro e, como risco de qualquer negócio, se houver prejuízos não recebe nada.
Eu costumo sempre acompanhar as ações da Petrobras. Já reparou que aparece uma sigla com três a quatro letras seguida de um número 3 ou 4? Por exemplo, as ações da Petrobrás tem: a PETR3 e a PETR4.
O que significa cada uma dessas letras e números? Significa que a ação PETR3 é uma ação ordinária e a ação PETR4, é uma ação preferencial. Você deve estar imaginado, há diferenças entre elas?
As ações Ordinárias (ON) dão direito a voto do sócio investidor para eleição de membros do conselho de administração de determinada empresa. E tem um detalhe: se a empresa falir, quem tem ações ordinárias só vai receber o dinheiro depois que os proprietários de ações preferenciais e os credores forem pagos primeiros.
E sabia, quem detém mais de 50% das ações ordinárias tem o controle da gestão da empresa. É o caso de Município de Londrina, que possui 56% das ações ordinárias e a Copel, o restante com 44%, acionistas da Sercomtel.
Já as ações Preferenciais (PN) dão direito de receber os dividendos com prioridade. Em regra geral, no entanto, não dá direito de voto em uma assembleia, mas dá garantia de dividendos permanentes aos seus acionistas, no caso de lucros.
Compreendido as diferenças, agora é escolher a empresa e a sua ação preferida. Se quiser saber um pouco mais sobre o assunto, acesse o link.
Isso aí, deixo mais uma leitura de um assunto da economia do nosso dia a dia. Uma ótima semana.
Foto: Pixabay
Cláudio Chiusoli

Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade do Centro Oeste /PR, economista formado pela UEL, pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR, doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA/USP), mestre em administração pela Universidade Norte do Parana, aperfeiçoamento em gestão na Drexel University – Pensilvânia, Estados Unidos; e com pós-graduação em maçonologia: história e filosofia, estatística, comportamento organizacional e marketing. Autor dos livros: Sistema de Informação de Marketing (SIM): Ferramenta de Apoio com Aplicações à Gestão Empresarial – Editora Altas (2010); Estudos em Administração com Enfoque em Pesquisas Quantitativas, Editora Apprehendere (2018); Cidades e Informações inteligentes para os cidadãos, Editora Appris (2019). Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com