Um concerto com vários sotaques

ORQUESTRA-1

O 44º Festival Internacional de Música de Londrina encerra neste domingo com concerto com projetos sociais de todo o Brasil; os ingressos já estão esgotados

O LONDRINENSE com assessoria

Com a participação de músicos de dez projetos sociais de todo o Brasil, o Concerto de Encerramento da 44ª edição do Festival Internacional de Música de Londrina – FIML será realizado neste domingo (21), às 10h30 no Teatro Ouro Verde. Os ingressos já estão esgotados, mas haverá fila de espera para entrada.

Sob a regência do maestro alagoano Luiz Martins, os 80 integrantes da Orquestra Social do festival apresentam obras do compositor argentino Astor Piazzolla, o “Mini Concerto Grosso” de Claudio Santoro e mais três obras brasileiras – “Corta-Jaca”, “Brejeiro” e “Pelo Telefone”. A apresentação contará com a participação dos alunos da classe de regência, e os solistas Carla Rincon (violino) e Miguel Santos (acordeon).

LEIA TAMBÉM

“O programa foi cuidadosamente selecionado para oferecer desafio aos estudantes. Os alunos e alunas são bem heterogêneos, isto também é enriquecedor, e o nosso trabalho foi dar foco nas habilidades individuais e coletivas culminando nesta performance final. Foi uma construção diária com ideias bem claras e objetivas”, explica o maestro Luiz Martins.

O maestro avalia que os alunos do festival estão entendendo o grau de exigência para esta apresentação. “Eles sentiram o fluxo do que estamos propondo, que alcançar a excelência exige esforço e disciplina. Esta experiência com a beleza ligada a valores estéticos, em muitos casos se converterá, pela associação de todas as etapas do processo, em uma experiência ética.”

Músicos com sotaques de todo o Brasil

A presença desses projetos sociais foi articulada pela Rede Brasileira de Práticas Musicais Reflexivas, programa interdisciplinar que conecta pessoas envolvidas em projetos sociais de música. Ver tantos sotaques reunidos em Londrina é marcante para o maestro. “Algo cativante e afetuoso, e assim tem sido desde o primeiro dia que cheguei a Londrina. Nossa maior missão aqui é ativar o brilho de cada um dos alunos, que saíram de suas casas para viver uma semana repleta de música e aprendizado.”

O Concerto de Encerramento do Festival Internacional de Música de Londrina - FIML vai ter vários sotaques. Os 80 músicos são de todo Brasil e fazem parte de 10 projetos sociais. Os ingressos já estão esgotados
Maestro Luiz Martins

Nesta apresentação, participam os projetos sociais: Academia de Cuerdas Caracas, ASM – Ação Social pela Música, Banda Marcial Marcelino Champagnat, Escola de Música da Rocinha, IASA – Instituto Amigos de Santo André, Instituto Zeca Pagodinho, Jup Graves, ONG Arte & Vida, Programa Aprendiz Musical, Programa Arte & Toda Gente: Projeto Um Novo Olhar, Projeto Bandas, Projeto SINOS, Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Universitária José Bonifácio, Fundação Nacional de Artes, Projeto PRIMA – Governo da Paraíba, Projeto Sons do Nosso Lar.

Aulas on-line

Para além das intensas atividades ao longo desta semana no festival, o processo pedagógico que envolveu os projetos sociais começou há mais tempo, ainda no ambiente virtual. “As atividades que culminam no concerto de domingo, começaram há mais de quatro meses, quando a professora Carla (Rincon) iniciou o trabalho por meio de aulas individuais, on-line com cada aluno”, revela o coordenador artístico do FIML, Eduardo Sahão.

Ele conta que a professora realizou um trabalho de lapidação dos músicos para que eles chegassem mais preparados para o concerto final. “Algo minucioso de posicionamento de mãos, das diferentes forma de tocar um tango ou uma música brasileira. Esse acompanhamento ajudou também a definir a distribuição das funções da orquestra. Foi um trabalho árduo da Carla, e que prosseguiu nesta semana, nos encontros da orquestra e nas práticas de instrumentos nas aulas”, explica o coordenador.

Maestro Luiz Martins

Luiz Martins é graduado em música licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas e mestre em regência pela Universidade de Aveiro, Portugal. É Maestro titular, Diretor Artístico e sócio fundador da Orquestra Filarmônica Alagoas, onde já regeu mais de 60 concertos em um período de quatro anos. No canto coral Luiz Martins é fundador do Coro do Centro Universitário Cesmac, fundado em 2006. Atuou como maestro convidado da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Alagoas, Orquestra Jovem Sesc Pará, Southeast Kansas Symphony – EUA (solista e colaborador), assim como vários coros no Brasil e exterior. Em 2015 e 2020 esteve em Cabo Verde, África, nesta oportunidade foi convidado pela Universidade de Cabo Verde (UNICV) e pelo Orfeão da Praia para ministrar aulas de regência e conduzir concertos locais. Em 2019 Luiz Martins recebeu o prêmio e comenda Pe. Teófanes Araújo Barros concedido pela Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido juntos às orquestras e coros no nordeste do Brasil.

Carla Rincon

Com consolidada carreira internacional, a violinista Carla Rincón acumula experiências que a tornaram referência na música de câmara latina. Como solista e camerista, já pisou em palcos como Carnegie Hall e Sala Cecilia Meireles, além de se apresentar em diversos países da Europa, Ásia, África e Américas. Fundadora e primeiro violino do Quarteto Radamés Gnattali, Carla conquistou os prêmios Carlos Gomes e Rumos Itaú e foi indicada a outros como o Grammy Latino. Com o grupo, ela se tornou a primeira mulher a gravar todo o repertório para formação de quarteto de Villa-Lobos, o maior compositor brasileiro. Graduada pela North Carolina School of the Arts e mestre pela Universidade de Hartford, foi através do prestigiado El Sistema (Venezuela) que Carla iniciou sua carreira como musicista e educadora. Atualmente, é diretora artística e pedagógica da plataforma educativa Brasil de Tuhu, diretora musical e pedagógica do Instituto Zeca Pagodinho, coordenadora pedagógica do SINOS – Sistema Nacional de Orquestras Sociais e supervisora pedagógica do Projeto Vale Música – ES. Carla Rincón compõe ainda o corpo docente de festivais e projetos, como o Festival de Inverno de Campos de Jordão, Mozarteum (Caracas), Festival de Música Junior e Festival da Póvoa de Varzim (Portugal) e o Corona Youth Music Project (NY). Além de seu intenso trabalho musical, ministra palestras, aulas, cursos de formação para professores e preparação de cameratas e orquestras no mundo todo.

A 44ª edição do FIML é promovida pela Associação de Amigos do Festival Internacional de Música de Londrina, Prefeitura do Município de Londrina – Secretaria Municipal de Cultura, Governo do Estado do Paraná – Secretaria de Estado da Cultura. Lei Municipal de Incentivo à Cultura: Prefeitura de Londrina – Secretaria Municipal de Cultura (Promic). Lei Federal de Incentivo à Cultura: Ministério da Cultura/Governo Federal. Patrocínio: Unimed Londrina; Consórcio União; Grupo Marajó; Husker; Sanepar. Patrocínio Direto: Itaipu Binacional. Apoio Direto: Secretaria de Estado do Turismo. Apoio Institucional: Universidade Estadual de Londrina, Sinpro Londrina, Rádio UEL FM, IBravissimi, Rede Brasileira de Prática Musical Reflexiva, MK Cultura Arte, Ópera Por que não?. Apoio: Escola IEIJI, Casa de Cultura UEL, Colégio de Aplicação UEL, Cultural Inglês e Espanhol, Sonkey Instrumentos Musicais, Associação Médica de Londrina, Hotel Crystal, Crillon Palace Hotel, Folha de Londrina, Pajolla Mídia.

Projetos Sociais: Academia de Cuerdas Caracas, ASM – Ação Social pela Música, Banda Marcial Marcelino Champagnat, Escola de Música da Rocinha, IASA – Instituto Amigos de Santo André, Instituto Zeca Pagodinho, Jup Graves, ONG Arte & Vida, Programa Aprendiz Musical, Programa Arte & Toda Gente: Projeto Um Novo Olhar, Projeto Bandas, Projeto SINOS, Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Universitária José Bonifácio, Fundação Nacional de Artes, Projeto PRIMA – Governo da Paraíba, Projeto Sons do Nosso Lar.

Agenda: 21/07

Cine Teatro Ouro Verde

Horário: 10h30

Itaipu apresenta: Concerto de Encerramento com Orquestra Social do FIML

Regência: Maestro Luiz Martins

Ingressos: Esgotados. Haverá fila de espera na porta do teatro

Fotos: Estudio Fotografe

LEIA TAMBÉM – Acessórios, a arte como adorno

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

Opinião

Vaticano: o perigo do retorno ao conservadorismo

Há um risco real de retrocesso na Igreja Católica com a sucessão do Papa Francisco, que foi um líder progressista, defensor dos pobres e inclusivo com os LGBTQ+, o que gerou forte oposição do conservadorismo mundial. Agora, com a possibilidade de eleição de um Papa conservador, teme-se a reversão dessas conquistas.

Leia Mais
plugins premium WordPress