Apresentações musicais em vários locais animam a sexta-feira (19) do FIML

SANFONICAS-1

Programação artística traz quatro apresentações variadas para a noite de Londrina

O LONDRINENSE com assessoria

A programação artística do 44º Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) para a noite desta sexta-feira (19) está bem variada, com apresentações no Calçadão, Concha Acústica, AML Cultural e Teatro Ouro Verde. Confira.

LEIA TAMBÉM

Encontros latino-americanos

A programação do 44º Festival Internacional de Música de Londrina destaca a junção de professores de cordas para uma apresentação que celebra a música, nesta sexta-feira (19) às 18h30 no AML Cultural, em frente à Concha Acústica. Os ingressos já estão à venda pela plataforma Sympla.

Com um repertório eclético que vai do tango argentino ao baião do sertão brasileiro, com obras de Piazzolla, Ernani Aguiar e Arensky. “É a primeira vez que esses músicos se apresentam juntos, então esperamos uma noite com muito brilho, com instrumentistas de grande qualidade musical, grandes instrumentistas”, reforça a professora venezuelana Carla Rincon, articuladora do encontro.

Maria Fernanda Montero (violino)

Uma das mais proeminentes violinistas venezuelanas atualmente dedicada à atuação e ao ensino. Spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de Caracas com estudos de musicologia na Escola de Artes da Universidade Central da Venezuela. Graduada em violin pela Associated Board of the Royal Schools of Music da Inglaterra. Solista convidada de orquestras venezuelanas, amplamente reconhecida por seu trabalho no campo da educação musical infantil na Venezuela como diretora e fundadora da Oficina de Iniciação Musical “Los Colores de la Música”. Em 2019, juntamente com a Prof. Adriana Virgüez, inaugurou o ACADEMIA DE CUERDAS CARACAS.

Adriana Cruz (viola)

Venezuelana, professora fundadora da cátedra de viola da Escuela de Música Mozarteum Caracas. Reconhecida intérprete de música de câmara, começou seus estudos de viola com a professora Penélope Knuth e o professor José Manuel Román. Fez parte da Orquesta de Câmara Freixenet da Escuela Superior de Música Reina Sofía com quem fez turnês na Espanha, e gravou discos, entre eles “Octeto de Mendelssohn” dirigido pelo maestro Zubin Mehta.

Seu regresso à Venezuela em 1998 foi marcado por intenso trabalho pedagógico, formando jovens violistas com bolsas em vários países.

Júlio Possete (violoncelo)

Mestre em Performance em Música, formado na classe do Dr. Fábio Soren Presgrave na UFRN. Desde 1998 no Projeto Guri onde atua como Supervisor Educacional de cordas friccionadas. Professor de violoncelo, efetivo na Escola de Artes Jupyra Cunha Marcondes a mais de 10 anos. Foi pesquisador da FUNARTE em parceria com UFRJ nos programas SINOS e Arte de Todas Gente, atuando tanto em Caravanas até escrever Curso on-line de Violoncelo publicação também na Arte de Toda a Gente FUNARTE/UFRJ. Fundador do JupGraves, grupo de violoncelos e contrabaixos, com Menção Honrosa da Câmara de Vereadores de Presidente Prudente, em 2017, difundindo ecleticamente música com essa formação.

Rodrigo Fávao (contrabaixo)

Rodrigo Favaro é solista de contrabaixo da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB); membro da Orquestra Sinfônica da UFRJ e da Orquestra de Câmara Johann Sebastian Rio. Mestre em Performance Musical com especialização em Repertórios Solista e Orquestral, pela Haute École de Musique, de Genève_-Suíça) em 2006, sob orientação de Francesco Petracchi. Bacharel em Contrabaixo pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP-São Paulo) orientação de Valerie Albright. Foi professor no Festival Internacional de Música do Pará; Festival Internacional de Música de  Londrina; Festival Internacional de Música de Barra Mansa além de diversas oficinas e masterclasses.

A programação artística desta sexta-feira (19) do Festival Internacional de Música de Londrina - FIML está cheia de atrações. Confira
Divulgação

SoundKombi

MC Rei, um dos precursores do Hip Hop londrinense, vai levar o seu SOUNDKOMBIELETROBATUKEDANCE para a Concha Acústica nesta sexta-feira (19), a partir das 19h, animando o público com muito samba, housedance e afrohouse, entre outras vertentes da música.

“SOUNDKOMBIELETROBATUKEDANCE” um projeto de música experimental entre Dj, Percussão e danças urbanas, uma mistura entre a cultura ancestral e contemporânea, buscando resgatar e referenciar as riquezas da música negra, através de uma releitura dos ritmos africanos, brasileiros e afro-americanos.

Para essas apresentações MR. Rei, produtor cultural e Deejay, convida dois músicos, o percussionista Alemão com vasta experiência nas escolas de samba do Rio de Janeiro e o baterista Edu Batistella que dispensa comentários, já tocou com diversos nomes da MPB, e dançarinos urbanos.

A estrela da apresentação é uma Kombi preparada com som, luz e efeitos. Esse é um projeto com patrocínio do PROMIC. O evento é gratuito e faz parte da programação do 44º FIML.

Orquestra Sanfônica

Os alunos que participaram do Curso de Prática de Orquestra de Sanfonas do 44º FIML, sob a coordenação do acordeonista, pianista, maestro, cantor e compositor Marcelo Caldi, mostram o resultado do aprendizado nesta sexta-feira (19), às 19h30, no Calçadão de Londrina, em frente ao Teatro Ouro Verde.

Participaram do curso cerca de doze músicos, entre estudantes e músicos convidados. Nesta apresentação, o repertório traz ritmos caracteristicamente nordestinos, além da interpretação de peças clássicas do universo do acordeom, entre outras canções, que prometem embalar o público.

O objetivo do workshop foi ampliar os horizontes musicais dos estudantes quanto à criação de uma orquestra de sanfonas, a partir do aprimoramento no instrumento, com destaque para o uso do fole, a parte da sanfona que se expande e contrai para produzir o fluxo de ar para gerar o som.

“A orquestra de sanfonas é uma formação inusitada, e o nosso desafio foi pegar esse grupo de alunos, bastante heterogêneo e fazer soar como uma orquestra. O resultado ficou bem interessante, porque conseguimos explorar as capacidades individuais de cada aluno”, adiante o professor Marcelo Caldi.

Concerto de Gala ao 150 anos da imigração italiana

Para comemorar os 150 anos da imigração italiana no Brasil, celebrados neste ano, o 44º Festival Internacional de Música de Londrina organizou um Concerto de Gala para sexta-feira (19), às 20h30, no Teatro Ouro Verde, reunindo professores, alunos e instrumentistas da Orquestra Sinfônica da UEL para apresentar uma joia da cultura musical mundial: a ópera italiana. Os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma Sympla.

O repertório conta com peças que vão desde o erudito (árias, duetos e coros de ópera) ao popular, atravessando os gêneros de Música de Câmara, canções da época de ouro do cancioneiro napolitano e do tradicional Festival de Sanremo. Todos os números musicais são conhecidos do público e estão na memória de brasileiros e italianos.

“O Concerto de Gala em comemoração aos 150 anos da imigração italiana integrará cantores alunos do Festival que também participaram do Projeto Ópera Por Que Não?, com a iniciativa de I Bravissimi. Instrumentistas da Osuel serão convidados para fazerem os solos instrumentais e incidentais em peças cantadas”, conta a soprano Márcia Kaiser, professora do Curso de Canto Lírico.

No piano e na direção musical estará o maestro italiano nascido em Milão, Massimiliano Carraro, que também é um dos professores de regência do festival.

Músicos

O Concerto de Gala em comemoração aos 150 anos da imigração italiana no Brasil vai contar com as sopranos Marcia Kaiser, Havila Porto, Keidma Juliana e Larissa Menezes; os tenores João Miguel e Victor Terra; o barítono Douglas Tizziani; violino: Elio Orio; oboé: Marcos Aquino; piano: Massimiliano Carraro; coro formado por alunos de canto do Festival e do Projeto Ópera, por que não?; direção Musical: Marcia Kaiser e Massimiliano Carraro; direção artística: Eduardo Sahão e Hylea Ferraz.

A Chegada dos Italianos

Em 21 de fevereiro de 1874, o navio “La Sofia”, com quase 400 imigrantes a bordo, atracou no porto de Vitória (ES), marcando o início oficial da imigração italiana no Brasil. Estima-se que hoje cerca de 25 milhões de brasileiros tenham ascendência italiana, o que representa uma parte significativa da população do país.

Marcia Kaiser:

Soprano, doutora em Música com ênfase em Musicologia, Marcia Kaiser atua como solista e protagonista em concertos e óperas no Brasil. Cantou em alguns outros países, tais como Itália, Polônia, Espanha, Rússia, Bélgica, Paraguai e Estados Unidos, onde fez o Concerto do Projeto Goals for Life, idealizado por Pelé e o Hospital Pequeno Príncipe e realizado no Gotham Hall, em Nova Iorque. Tem experiência na área de Artes, atuando principalmente em concerto didático, ópera, concerto cênico, história da música ocidental, dramaturgia musical, filologia musical, edição crítica, sistema produtivo do teatro d’ópera e documentação para bens musicais. No Teatro Musical tem se apresentado em tributos sinfônicos a grandes bandas, tais como QUEEN Symphonic Tribute e ABBA Musical Dance e musicais temáticos voltados para o público adulto e infantil.

Massimiliano Carraro:

Maestro italiano com atuação em ópera, concerto lírico-sinfônico e direção musical. Formado em Pianoforte, Órgão e Composição Organística, Cravo, Composição, Direção de Orquestra, Direção de Coro e Canto Coral, Polifonia Vocal e Instrumentação para Banda Sinfônica. Gravou vários CDs, dirigiu diversas óperas no Brasil, Japão e Itália. Presidente e integrante de Concursos Internacionais de Música, maestro convidado no Teatro Guaíra para reger a Orquestra Sinfônica do Paraná e Orquestra Sinfônica de Londrina no Festival Internacional de Londrina.

Agenda FIML – sexta-feira (19)

  • Circuito Pé Vermelho – 90 anos de Londrina – Encontros Latino-Americanos

Onde: AML Cultural

Horário: 18h30

Ingressos: Sympla

  • SoundKombi Eletrobatuquedance

Onde: Concha Acústica

Horário: 19h

Ingresso: gratuito

  • Apresentação da Orquestra Sanfônica

Com alunos do curso de Prática de Orquestra de Sanfonas

Onde: Calçadão de Londrina, em frente ao Teatro Ouro Verde

Horário: 19h30

Ingresso: gratuito

  • Marajó apresenta: Concerto de Gala, Ópera italiana

Em comemoração aos 150 anos da Imigração Italiana

Onde: Teatro Ouro Verde

Horário: 20h30

Ingressos: Sympla

Fotos: estudio fotografe

LEIA TAMBÉM – O valor do cooperativismo no desenvolvimento sustentável

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

Opinião

Vaticano: o perigo do retorno ao conservadorismo

Há um risco real de retrocesso na Igreja Católica com a sucessão do Papa Francisco, que foi um líder progressista, defensor dos pobres e inclusivo com os LGBTQ+, o que gerou forte oposição do conservadorismo mundial. Agora, com a possibilidade de eleição de um Papa conservador, teme-se a reversão dessas conquistas.

Leia Mais
plugins premium WordPress