Skip to content

Osuel interpreta sinfonias de Verdi e Dvorak nesta quinta (20)

Orquestra volta ao teatro para mais um concerto da Temporada Ouro Verde 2023

Agência UEL

A Orquestra Sinfônica da UEL (Osuel) sobe ao palco do Cine Teatro Ouro Verde nesta quinta-feira (20), às 20h30, para mais um concerto da Temporada Ouro Verde 2023. Sob a regência do maestro Alessandro Sangiorgi, a orquestra vai interpretar a Sinfonia (ou Abertura) da Ópera Nabuco, de Giuseppe Verdi, e a Sinfonia nº9, de Antonín Dvorak.

LEIA TAMBÉM

Num contexto de intensa turbulência política, a ópera Nabuco de Verdi ecoou junto aos seus patrícios italianos como um verdadeiro apelo ao engajamento na luta pela unificação da Itália, que viram na descrição da opressão sofrida pelos judeus durante o exílio na Babilônia e seu elã pelo retorno a Jerusalém – cidade símbolo da nação judaica – uma descrição da sua própria condição de opressão e censura imposta pelas nações que então controlavam parte de seu território.

Ainda que não fosse a intenção do autor, essa obra foi importante alimento espiritual no engajamento italiano na luta pela retomada dos territórios ocupados e a formação do país como hoje o conhecemos.

A mais conhecida das sinfonias de Antonín Dvorak , a Sinfonia nº 9, em Mi menor Opus 95, será a principal obra da noite.

Composta e estreada em 1893, dois anos após sua chegada ao Novo Mundo, a obra é marcante pelas belas melodias, orquestração brilhante e domínio do compositor das técnicas e elementos da retórica musical.

Ainda que o próprio compositor tenha declarado não ter usado nenhum tema da cultura afro-estadunidense em particular, o seu contato com os negros spritulas parece bastante evidente. Sua estreia em Nova York, no Carnegie Hall, foi um enorme sucesso, sucesso esse que perdura até os dias de hoje.

Serviço: 

Concerto da Orquestra Sinfônica da UEL
Data: 20/07/23
Horário: 20h30
Local: Cine Teatro Ouro Verde
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia entrada) à venda no Cine Teatro Ouro Verde, das 14h às 17h e das 18h às 20h.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.